Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Eng. Fábio Ruschi , 161 - Bento Ferreira
CEP 29001-670 - Vitória /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 9971-90690
secretaria@sesb.org.br
ID: 9

Registros do Encontro ''Mulheres luteranas celebrando os 500 anos da Reforma''

Relatório da Oase do Sínodo Espírito Santo a Belém

19/03/2017

Caravana do Sínodo Espírito Santo a Belém
1 | 1
Ampliar

Aproximadamente 2.200 mulheres atenderam o convite para participar do encontro nacional: “Mulheres luteranas celebrando os 500 anos da Reforma”, que aconteceu nos dias 17-19 de março de 2017 em Foz do Iguaçu - PR. O Encontro nasceu a partir de uma iniciativa da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), que percebeu nas preparações de festejos em Comunidades, Paróquias e Sínodos da IECLB, que organizam diferentes eventos e atividades para relembrar o papel de Lutero e a mudança que as suas 95 Teses provocaram na história mundial, a oportunidade para refletir sobre a liderança e a participação das mulheres desde o movimento da Reforma até os dias atuais. O encontro foi organizado pela coordenação nacional da OASE com o apoio da Presidência da IECLB e a parceria da Secretaria da Ação Comunitária (Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias), de Ministras, do Fórum de Reflexão da Mulher Luterana (FRML) e da Juventude Evangélica (JE). Mulheres de todos os Sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e também de igrejas irmãs da América Latina e da Alemanha organizaram suas caravanas e viajaram – algumas mais e outras, menos dias – até Foz do Iguaçu, no Sínodo Rio Paraná, para momentos de intensa comunhão, diálogo e troca de experiências.

Do Sínodo Espírito Santo a Belém, partiram 5 ônibus com 215 mulheres. A viagem de ida contou com pequenos imprevistos, mas que foram superados com leveza e compreensão da parte de todas. A caravana foi recebida com muito carinho e o reconhecimento de todos pelo esforço e empenho das mulheres do SESB em participar do evento. O encontro iniciou com um culto de abertura, culminando na formação de uma grande Rosa de Lutero – momento em que fomos convidadas a refletir sobre nossos problemas e nossas dores, mas também sobre nossas alegrias e motivações. O Pastor Presidente da IECLB, Nestor Friedrich, baseou sua pregação na história da mulher samaritana. Salientou a força das mulheres da IECLB, que são exemplos na vida de fé e no envolvimento da vida comunitária. Assim como a mulher samaritana, também nós somos acolhidas por Deus e Ele somos fortalecidas para a caminhada. 

Outro momento importante da abertura do encontro foi o lançamento do gibi Catarina Von Bora – A Reforma em quadrinhos. Produzido por iniciativa da OASE Nacional, sob a coordenação do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB e diversos colaboradores. Um exemplar foi entregue ao Pastor Presidente, simbolizando, o lançamento oficial do gibi para toda a IECLB. Com o lançamento do gibi, concretiza-se mais uma forma de contar a história da grande mulher que foi Catarina, com a intenção de que ela e outras mulheres, personagens da Bíblia e da história da Reforma, nos motivem e inspirem para assumirmos o protagonismo na Missão de Deus. O segundo dia foi de intenso aprendizado, comunhão e troca de conhecimento e experiências. A manhã foi preenchida com o tema do encontro “Mulheres Luteranas celebrando os 500 anos”, que foi conduzido pela Pa. Dra. Elaine Neuenfeldt, secretária de Mulheres na Igreja e Sociedade da Federação Luterana Mundial (FLM). Em sua palestra, a pastora Elaine destacou que nós, enquanto mulheres luteranas, devemos e podemos fazer mais do que marcar presença em nossos grupos, comunidades e sociedade. Temos direito a participação, a voz, a decisão e a ação.

Na parte da tarde cada mulher teve a oportunidade de participar de uma das muitas oficinas oferecidas. Os temas trabalhados nas oficinas foram: Libertas para arriscar - Mulheres no movimento da Reforma, Mulheres e a Igreja sempre em Reforma, Cozinha de Catarina, Mulher e políticas públicas, Tecendo conhecimentos e Mulheres x Mídia. Após as oficinas, as participantes puderam compartilhar histórias e conhecer mais da IECLB e do seu trabalho, através dos estandes montados por cada Sínodo e por outros grupos e instituições. O encerramento se deu com uma belíssima apresentação do “Coral da Itaipu”.

No domingo dia 19 foi o dia que ficará na historia onde uma carta foi elaborada de manifesto contra a atual situação da reforma contra previdência de perde de direitos das nossas mulheres onde não podemos ficar caladas.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br