IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Federação Luterana Mundial realiza seminário sobre resolução de conflitos - São Leopoldo/RS

21/09/2018

Seminário Internacional sobre Prevenção, Gestão de Conflitos e Construção da Paz - São Leopoldo/RS
Seminário Internacional sobre Prevenção, Gestão de Conflitos e Construção da Paz - São Leopoldo/RS
Seminário Internacional sobre Prevenção, Gestão de Conflitos e Construção da Paz - São Leopoldo/RS
Seminário Internacional sobre Prevenção, Gestão de Conflitos e Construção da Paz - São Leopoldo/RS
1 | 1
Ampliar



“Igrejas também foram afetadas pelo impacto da polarização na sociedade”

Com o objetivo de equipar as igrejas-membro para prevenir ou resolver conflitos foi realizado o Seminário Internacional da FLM sobre Prevenção, Gestão de Conflitos e Construção da Paz, nos dias 17 a 21 de setembro de 2018, em São Leopoldo, Brasil.

Num trabalho conjunto com o Instituto de Sustentabilidade da América Latina e Caribe (InS) das Faculdades EST da IECLB, de São Leopoldo, o Programa de Sustentabilidade da FLM ofereceu ferramentas aos participantes do seminário para capacitá-los a entender conflitos, a dar uma resposta humana ao conflito e a promover formas interativas de gestão de conflitos. O Programa de Sustentabilidade da FLM é organizado por igrejas membros da FLM nas Faculdades EST.

O seminário foi uma resposta à crescente realidade de tensão que aumentou em todo o mundo, especialmente nos últimos anos. As igrejas também foram afetadas pelo impacto da polarização na sociedade e, em alguns casos, conflitos internos geraram frustrações e, em algumas igrejas, ocorreram divisões inesperadas e dolorosas, disse a Pa. Dra. Patricia Cuyatti, Secretária de Área da FLM para América Latina e Caribe, que coordenou o seminário.

Planejamos este seminário como um espaço de capacitação para líderes que fazem uso de aspectos básicos de mediação em seus contextos - profundamente articulados com a espiritualidade e a teologia que afirmam que a vida de Deus pode, coletivamente, promover a resolução de conflitos potenciais, disse Cuyatti.

Entendendo o que realmente acontece num conflito

O seminário enfocou a compreensão do conflito e a sua evolução. Com base nisso, o uso de técnicas de mapeamento permitiu que os participantes aprendessem o papel da mediação de uma maneira prática. A metodologia, denominada Diálogo para a Mudança Pacífica, procura encontrar a fonte do conflito para então promover a mudança pacífica e restauração. Os participantes identificaram ameaças em seus contextos e aprenderam a ver as relações tensas como oportunidades para praticar a mediação e superar preconceitos.

Os participantes disseram que o seminário superou as expectativas. Eu aprendi muito e sei que isso vai me ajudar, porque em El Salvador temos muita violência, especialmente entre os jovens. Sou grata por ter começado o exercício de ser mediadora, disse Eber Vásquez Carrillo, da Igreja Luterana de El Salvador. Se somos igrejas, temos que encontrar os recursos e praticá-los. Isso me ajudará nos meus relacionamentos na família também. Eu tive uma experiência rica enquanto me colocava no papel de ouvir e entender o que realmente acontece durante um conflito”, disse Georgina Arriagada, da Igreja Luterana no Chile.

Um objetivo do seminário era que o Instituto de Sustentabilidade se tornasse um centro de formação sobre questões de paz e desenvolvesse um currículo para treinamento de mediadores. Juntamente com pessoas chave do Instituto, um pequeno grupo de pessoas líderes das igrejas membros da América Latina, Caribe e América do Norte poderão continuar o treinamento. O Instituto desempenha um papel central como centro de treinamento e educação continuada e em mediação usando metodologia participativa e espiritualidade”, disse Cuyatti.

Participaram representantes de 21 Igrejas da América Latina e do Caribe, América da Norte, África, Ásia e Europa.

Fonte: LAC Rede de Comunicação

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br