IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Novo membro da FLM: Igreja Evangélica Unida em Cuba Sínodo Luterano

25/01/2019

SANTIAGO DE CUBA, Cuba / GENEBRA
| 23/1/2019

“Ser parte da FLM nos permite dar e receber de muitas maneiras”

(LWI) - Quando a Igreja Evangélica Unida em Cuba, Sínodo Luterano (IEUCSL), soube que havia sido aceita como membro da Federação Luterana Mundial (FLM), as comemorações duraram mais de uma semana nas comunidades.
“Para IEUCSL, juntar-se à FLM significava a certeza de que agora somos parte da comunhão luterana internacional. Nós não estamos mais sozinhos. Agora podemos começar a dar passos unidos com nossos irmãos e irmãs de fé”, diz o Bispo Ismael Laborde Figueras.

Não estamos mais sozinhos. Agora podemos começar a dar passos unidos com nossos irmãos e irmãs de fé - Bispo Ismael Laborde Figueras

“Fazer parte da comunhão luterana nos permite dar e receber de todas as maneiras. Podemos aprender com os outros e, ao mesmo tempo, oferecer os dons que o Espírito Santo nos deu”, diz ele. “Podemos oferecer a experiência de plantar uma igreja luterana em um contexto não europeu e muito menos alemão. Podemos oferecer experiência na educação de líderes em um país sem uma estrutura legal para a ação de nossa igreja. Antes, estávamos relativamente sozinhos. Agora estamos acompanhados.”

A IEUCSL tem 1.500 membros em 11 congregações e presente em sete províncias. Tem mais mulheres do que homens no ministério como pastores e diáconos, incluindo um bispo auxiliar. As mulheres também gozam do mesmo direito de ocupar cargos de direção na IEUCSL e o conselho diocesano é composto em grande parte por mulheres. Além disso, é a única igreja no país com um cancioneiro de música cubana, e suas produções incluem o gênero gospel e a música infantil. 

Culto, diaconia e ecumenismo
O principal programa de missão e evangelização da igreja chama-se JOEL Cuba, e reúne pastores e voluntários leigos. O JOEL distribui Bíblias e material de estudo bíblico e desenvolve atividades que promovem saúde e bem-estar. Um de seus grupos musicais, o JOEL Vixion, é um dos mais antigos no país, e costuma viajar por aldeias e igrejas proclamando a palavra de Deus através da música.

Há também um programa para construir igrejas ou adquirir e adaptar edifícios para o culto, o que é importante para uma igreja que começou em casas particulares. Hoje, a igreja luterana realiza cultos de adoração e executa seus programas a partir de sua sede, o edifício Aposento Alto, em Santiago de Cuba. “Temos outras propriedades legalmente pertencentes a indivíduos que servem a igreja. Estamos gerenciando as transferências dessas propriedades para a IEUCSL.”

Os membros da igreja luterana cubana representam todos os estratos da sociedade do país, incluindo pessoas marginalizadas. É uma igreja que expressa sua vocação ecumênica através do diálogo, das celebrações e de outros atos de cooperação com irmãos e irmãs protestantes e católicos.
Homens e mulheres ordenados e não ordenados participam ativamente do serviço social ou da diaconia na sociedade cubana, especialmente promovendo os valores da justiça e da equidade. Um programa que começou em 2002 oferece assistência pastoral e diaconal a grupos vulneráveis, especialmente idosos e pessoas vivendo com HIV e AIDS.

Educação Teológica
Em 2000, a igreja abriu seu seminário teológico, oferecendo estudos bíblicos e cursos que vão desde o certificado básico de conclusão de estudos em educação cristã até um diploma de seis anos de estudos. Como somos uma Igreja confessional e confesssante e existimos em um país com alto nível educacional, prestamos especial atenção ao processo de educação teológica, diz o bispo. A igreja também trabalha incansavelmente em projetos pequenos e sustentáveis para manter o seu ministério em Cuba e substituir gradualmente sua dependência de financiamento externo.

Embora a igreja seja livre para organizar suas comunidades e pregar o evangelho sem perseguição ou discriminação, o governo não permite oficialmente nenhuma educação teológica. Outro desafio é o alto custo de vida. Os trabalhadores são pagos em pesos cubanos (CUP), mas os bens e serviços são avaliados na moeda nacional conversível (CUC), que é indexada ao dólar norte-americano. Com a renda diária dos trabalhadores sendo inferior a um dólar americano por dia, as contribuições dos membros da igreja são baixas.

“Tudo isso torna o ministério da igreja desafiador e muito interessante, mas sempre encontramos um caminho para prosseguir, com a ajuda de Deus e nossa ingenuidade”, conclui o Bispo Laborde Figueras.

A FLM recebeu a IEUCSL na comunhão luterana durante a reunião do Conselho de junho de 2018 realizada em Genebra, Suíça.

 

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br