História da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Belém em Santa Maria de Jetibá/ES

História da Comunidade

23/10/1966

Templo da Comunidade de Belém
Antiga Capela 1
Altar
Antiga Capela 2
Antiga Capela 3
Antiga Capela 4
Antiga Capela 5
Antiga Capela 6
Antiga Capela
Casa Paroquial
Casa Paroquial-I
Casa Redonda
Culto de despedida da Casa Redonda 1
Culto de despedida da Casa Redonda
Culto em Ação de Graças
Escritório da Paróquia 1
Escritório da Paróquia
Festa de Inauguração da Antiga Capela
Festa de Inauguração do Atual Templo
Inauguração da Casa Paroquia 1
Inauguração da Casa Paroquial
Instalação do Pastor Scharles 1
Instalação do Pastor Scharles
Interior do Escritório da Paróquia
Interior do Templo
Lançamento da Pedra Fundamental da Antiga Capela
Lançamento da Pedra Fundamental do Atual Templo 1
Lançamento da Pedra Fundamental do Atual Templo 2
Lançamento da Pedra Fundamental do Atual Templo 3
Lançamento da Pedra Fundamental do Atual Templo 4
Lançamento da Pedra Fundamental do Atual Templo
Placa em Homenagem a Imigração Pomerana
Primeiros Imigrantes a chegarem em Belém
Templo atual 1
Templo atual 2
Templo atual 3
Vista da Comunidade
1 | 1
Ampliar

Fiquei alegre quando me disseram: “Vamos à casa de Deus, o SENHOR.” (Salmos 122.1)

A Comunidade de Belém tem uma História bem longa. Seu início data o ano de 1872 com a chegada das primeiras famílias de Imigrantes Pomeranos à localidade de Baixo São Sebastião, hoje São Sebastião de Belém. No local havia uma igreja Católica, daí a origem do nome São Sebastião. Mais tarde a igreja Católica foi construída na localidade de Recreio. Segundo relatos de pessoas de mais idade, o primeiro Imigrante a chegar foi o Sr. Fritz Klemz. Depois vieram outras famílias. O Sr. Fritz Klemz era o coordenador que encaminhava as famílias para seus respectivos lotes de terras. São Sebastião de Belém é o berço da Imigração Pomerana em Santa Maria de Jetibá/ES. Depois iniciou-se a colonização em Jequitibá e Caramuru.

Os novos moradores, desde cedo, tinham a preocupação com o ensino das crianças. Quem colocou muita ênfase neste trabalho foi Sr. Hermann Berger. Sua própria casa serviu como escola durante bom tempo e ele mesmo foi o professor dos filhos de muitos imigrantes. A primeira construção feita pelos imigrantes foi uma escola que também foi usada como Igreja. Era uma construção simples. Uma pequena cruz caracterizava o lugar de reunião da Comunidade cristã. “Belém”, foi o nome dado à Capela. Lembrava o lugar onde Jesus Cristo nasceu. Para os Imigrantes significava vida nova, essa é a origem do nome “Belém”. A frequência dos alunos foi tão grande que logo tiveram que construir a segunda escola.

Em 1878 foi adquirida uma colônia de terra em Jequitibá, e nela construiu-se uma escola que também foi usada como Igreja, mas essa compra não foi fácil, pois não havia concordância em relação ao local. Uma parte dos membros queriam que a sede fosse em Baixo São Sebastião (Belém). Outros queriam que fosse em Caramuru. Decidiu-se então comprar as terras no alto do morro em Jequitibá. Assim tanto os membros de Baixo São Sebastião (Belém), como os de Caramuru tinham que subir o morro para chegar à escola/igreja. Em 1879 foi criada a Paróquia de Jequitibá e no mesmo ano esta já recebeu seu 1º Pastor (P. Johannas Schaefer). Também foi este o ano em que construíram a primeira casa paroquial. Em 1881 decidiram construir uma Igreja e a inauguração foi em 28 de setembro de 1882.

No ano de 1961 foi inaugurada a primeira escola primária (escola singular de Baixo São Sebastião-Belém). No dia 20 de setembro de 1964 aconteceu uma reunião onde se reuniram 7 famílias. Algumas eram membros em Jequitibá e outras em Santa Maria de Jetibá. Nesta reunião decidiram construir uma Capela em Baixo São Sebastião (Belém). A Capela foi construída no mesmo local onde estava a escola velha, área doada pelo Sr. Hermann Berger. Nesta reunião também elegeram o Sr. Alberto Ricardo Raasch, o Sr. Augusto Foesch e o Sr. Henrique Bausen para administrar a 3º construção, ou seja, a Capela de Baixo São Sebastião (Belém).

O último culto na escola, chamada de segunda construção, aconteceu em 26 de setembro de 1964. Este culto foi celebrado pelo P. Friedrich Wilhelm Heid. No dia 06 de março de 1965 aconteceu o Lançamento da Pedra Fundamental da nova Capela. Deu-se então início a 3ª construção da Capela da Comunidade de Belém. No período da construção da Capela, os cultos foram celebrados na escola singular de Baixo São Sebastião (Belém) e na casa do Sr. Fritz Boldt. As aulas do Ensino Confirmatório também aconteciam na casa do Sr. Fritz Boldt, ele mesmo era o Orientador. Algumas celebrações foram realizadas pelo Sr. Fritz Boldt e o Sr. Henrique Boldt. O Sr. Henrique foi professor na escola primária, Orientador do Ensino Confirmatório e presidente da Paróquia de Jequitibá.

A construção foi feita com muitas doações. A Capela de Belém foi inaugurada em 23 de outubro de 1966 com a presença do Pastor P. Hans Lauerhass de Alto Jatibocas, P. Hermann Roelke de Santa Maria de Jetibá e P. Siegmund Wanke de Vitória e o Pastor da Paróquia Friedrich Wilhelm Heid. Apesar da construção da Capela, Belém ainda era um Ponto de Pregação.

No ano de 1967, Belém se tornou uma Comunidade da Paróquia de Jequitibá, com 12 famílias-membro. No ano de 1972 a Comunidade adquiriu uma área de terra próxima a Capela. Cinco anos depois, ou seja, em 1977 foi adquirida mais uma área de terra com a intenção de construir uma nova Igreja. Também existia o sonho, especialmente do Sr. Ricardo Alberto Raasch, e por este motivo o Ginásio de Esportes leva o nome dele, de se ter uma casa paroquial e um Pastor morando na Comunidade. No dia 13 de agosto de 1977 aconteceu uma reunião após o culto para definir a compra de dois sinos. No dia 31 de maio de 1978 os sinos foram instalados no campanário (torre de madeira) construído em frente à Capela. No culto do dia 11 de junho de 1978 os sinos foram tocados pela primeira vez. E em 29 de outubro do mesmo ano a Comunidade comemorou 106 anos de História. Na ocasião foi celebrado culto com a presença do Pastor Regional Albrecht Baeske, e neste culto aconteceu à inauguração dos sinos.

Em 1979 foi construída uma casa comunitária (oitavada), que foi carinhosamente chamada de casa redonda, onde aconteciam os encontros dos Grupos. Esta casa foi inaugurada no dia 13 de maio de 1979. Com o passar do tempo a Comunidade foi crescendo e a Capela já era pequena demais. Decidiu-se então construir uma nova Igreja. O lançamento da Pedra Fundamental aconteceu em 08 de julho de 1984. No período de dois anos em que foi construída a Igreja, os cultos foram celebrados na chamada casa redonda da Comunidade. O projeto da construção era, para a época, audacioso. Um templo grandioso estava sendo erguido pensando no futuro da comunidade. A inauguração foi no dia 26 de outubro de 1986 e contou com a presença dos Pastores da Paróquia P. Edgar Vollbrecht e P. Dario Schaeffer; o Pastor Regional Henrique Seick e o Pastor da Paróquia de Santa Maria de Jetibá Norberto Berger. Na época a Comunidade era formada com 75 famílias-membro, e era presidida pelo Sr. Ewaldo Boldt. Interessante é ressaltar que a atual Igreja está no mesmo lugar onde foi feita a 1ª construção pelos Imigrantes em 1872.

No dia 29 de janeiro de 1993 aconteceu uma reunião entre o Presbitério da Comunidade e o Secretário municipal de educação para discutir a construção de uma nova escola. Nesta reunião a Comunidade doou uma área de terra para a construção da mesma, que fica localizada em frente à Igreja, firmando assim a preocupação da Comunidade com a educação. A escola foi inaugurada em 1996, e o nome escolhido para a escola foi “Hermann Berger” uma homenagem à dedicação deste homem pela educação.

No dia 22 de outubro de 1995 foi inaugurado o calçamento do pátio da Igreja. Em 1999 foi construído um salão comunitário de dois pisos: escritório, quatro salas para aulas do Ensino Confirmatório, encontros dos grupos, (Culto Infantil, JUMIRIM, JE, OASE e Casais), palestras e reuniões, uma ampla cozinha, uma área de serviço, um espaço para festas, além de banheiros femininos e masculinos. No mesmo ano a Comunidade fez a doação de uma área de terra para a construção do Ginásio de Esportes “Alberto Ricardo Raasch”.

Em 2004, a Comunidade de Belém foi escolhida em Conselho Paroquial para receber a terceira casa paroquial da Paróquia de Jequitibá. Em 2005 a Comunidade fez a doação de uma área de terra para a construção da casa pastoral em frente à Igreja. No dia 08 de março do mesmo ano aconteceu a celebração de despedida na casa redonda, estiveram presentes os Pastores da Paróquia: P. Rodrigo André Seidel, P. Ronei Odair Ponaht e o Pastor Emérito Edgar Vollbrecht. No dia 9 de março de 2005 a casa redonda foi derrubada e no local foi construída a terceira casa paroquial, na época da Paróquia de Jequitibá. O Lançamento da Pedra Fundamental da casa pastoral aconteceu no dia 17 de abril de 2005, na 7ª festa paroquial em Belém. O término da garagem, do escritório e do pátio foi em 2009. No dia 30 de maio deste ano a casa paroquial foi inaugurada com a presença do Pastor Sinodal Osmar Lessing, P. Marcos César Vollbrecht da Paróquia de Jequitibá e o Pastor da Paróquia Aliança Scharles Roberto Beilke. Também estiveram presentes membros, Corais e Trombonistas da Paróquia. A casa hoje pertence à Paróquia Aliança.

No dia 25 de junho de 2005 aconteceu na Comunidade o casamento do P. Rodrigo André Seildel com a Sra. Jacira Lenke. A celebração foi realizada pelo Pastor Sinodal Helmar Roelke e P. Ronei Odair Ponaht. Todos os membros da Paróquia de Jequitibá foram convidados para esta festa, cerca de 1400 famílias. Foi a maior festa organizada na Comunidade.

Em fevereiro de 2007 fizemos uma reforma no jardim em frente à Igreja. Neste local foi colocado um monumento, com uma placa em homenagem a Imigração Pomerana em São Sebastião de Belém - Santa Maria de Jetibá/ES. Na placa consta o seguinte versículo Bíblico, “Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! Cantemos com alegria à rocha que nos salva.” Salmos 51.1.

No mesmo ano a Comunidade contratou uma zeladora com carteira assinada. No dia 25 de fevereiro de 2007 aconteceu a instalação do Pastor Scharles Roberto Beilke na Comunidade. Estiveram presentes o Pastor Sinodal Osmar Lessing, P. Rodrigo André Seidel e P. Ronei Odair Ponaht, os membros das Comunidades e da Paróquia, além de vários grupos: Corais, Trombonistas e Grupos de Canto. Scharles é o primeiro pastor que foi instalado na Comunidade de Belém.

A Comunidade de Belém sempre teve o desejo de ser sede paroquial, ter um Pastor morando em sua Comunidade, isso desde 1872. Em janeiro de 2009 isso se tornou realidade com a reestruturação da Paróquia de Jequitibá, que se dividiu em três Paróquias: Aliança, Jequitibá e Unida. E a Comunidade de Belém junto com a Comunidade de Martim Lutero formaram a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança, com sede em São Sebastião de Belém (Comunidade de Belém). Em 2009 fizemos uma reforma geral e a troca completa do telhado do nosso atual templo. A Comunidade de Belém iniciou a sua caminhada com 12 famílias-membro, atualmente somos 727 membros batizados, 260 famílias-membro.

Agradecemos a Deus pela longa e bela caminhada da nossa querida Comunidade de Belém. Também somos muito gratos aos nossos antepassados que lutaram muito ao chegarem a este local e formar a nossa Comunidade. Tudo isso porque havia o desejo que a Palavra de Deus fosse pregada e divulgada. Nos alegramos de poder dar continuidade na divulgação do Evangelho.

“E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” I Tessalonicenses 5.18

Créditos de Pesquisa: Valdir Baebler
 

COMUNICAÇÃO
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br