Igreja Luterana ordena primeira mulher pastora

14/08/2012

 Com a imposição de mãos e oração dirigida pelo pastor José Pilar Álvarez, a congregação da Igreja luterana de San Marcos consagrou ao ministério eclesial. no domingo, a pastora Pérsida Gudiel, a primeira mulher ordenada pela denominação no país.

A cerimônia de consagração foi dirigida pela pastora alemã Yasna Cruesemann. Assistiu o culto uma delegação de jovens das igrejas Católica, Metodista e Luterana da Alemanha, em visita ao país, e representantes do Conselho Ecumênico Cristão da Guatemala.

Yasna reportou-se ao convite de Lutero para não fazer distinção entre sacerdotes e leigos, que vem a ser um dos pilares da Reforma. Mulheres e homens são o rosto feminino e masculino de Deus, disse.

Frisou que a Igreja deve estar sempre em processo de reforma e criar espaços onde é possível se reunir em justiça, onde homens e mulheres se relacionem de forma justa.

Num gesto bastante significativo, o pastor José Álvarez despojou-se de sua estola e colocou-a nas mãos de Hilda Orozco, presidente do Conselho da Igreja, órgão diretivo que convidou Pérsida a ser a pastora da congregação, com a bênção de Deus.

“Dou graças a Deus porque enviou anjos que apoiaram em tudo a esta 'ovelhinha' que, por ser mulher, não queriam que dirigisse nenhum rebanho”, disse Pérsida no início de sua pregação. Ela referiu-se à dificuldades com as quais mulheres se deparam para alcançar o sacerdócio por causa do conservadorismo da liderança masculina e à cultura machista presente na sociedade.

O pastor Ralf Haeussler, da Alemanha, deu de presente à pastora um conjunto de canetas, convidando-a a usá-las para escrever suas prédicas e reflexões, mas também para escrever denúncias de tudo aquilo que atente contra a vida.

Fonte - ALC
 


Autor(a): Mayra Rodríguez
Âmbito: IECLB
ID: 16290
COMUNICAÇÃO
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br