Intercâmbio jovem com a Igreja da Suécia - 2014

Receba jovens da Suécia em sua Paróquia

02/07/2014


 Intercâmbio jovem com a Igreja da Suécia - 2014
Receba jovens da Suécia em sua Paróquia

Vidas e comunhão!
É isto que quatro jovens intercambistas da Suécia querem experimentar na IECLB.

Este é o 7º ano que a IECLB participa do programa de intercâmbio com jovens, promovido pela Igreja da Suécia, e que envolve a juventude luterana das igrejas da Tanzânia, Costa Rica, Brasil, Filipinas e Suécia.

O objetivo do intercâmbio é que jovens possam participar da vida da comunidade, conhecer as atividades, participar dos grupos e cultos, relacionando-se com pessoas e partilhando a sua experiência de igreja. Além disso, ter a chance de conviver com a família anfitriã e conhecer a conjuntura da cidade e região onde estarão.

O intercâmbio é um espaço de formação, aprendizado e envolvimento com outra cultura e outro país. Através de avaliações, percebe-se que o programa é uma experiência que contribui de forma significativa, enriquecendo a vida das comunidades e de jovens participantes, bem como de outras pessoas envolvidas.

O programa de intercâmbios com a Igreja da Suécia divide-se em duas partes:

• A primeira parte se deu de 09/03/2014 a 04/06/2014 quando quatro jovens da IECLB conviveram em comunidades e famílias na Suécia.

• A segunda parte se dá com a vinda de quatro jovens da Suécia para o Brasil, que permanecem aqui entre os meses de setembro a novembro de 2014.

Entramos em contato com vocês para motivá-los e motivá-las a receber uma ou duas pessoas jovens da Suécia este ano. Seria muito bom se duplas de jovens pudessem ficar mais próximas. Para 2014 virão ao Brasil três moças e um rapaz.

Comunidades Nome Data de nascimento
Luleå  Anna Lundgren 12/06/1992
Strängnäs Pim Karlström 03/01/1994 
Härnösand Erik Nordlund 23/03/1995
Stockholm Marie Henningsson  19/09/1987 


Abaixo, alguns requisitos para receber jovens intercambistas: 

1. Que um Ministro, uma Ministra ou uma liderança da paróquia/comunidade assuma a função de supervisor/a do programa em sua paróquia. A responsabilidade do/a supervisor /a é de incluir, orientar, supervisionar e acompanhar o/a jovem nas atividades da paróquia e até do sínodo, na medida do possível. É importante que esta pessoa tenha um domínio médio da língua inglesa, particularmente no período inicial do intercâmbio. Será solicitado ao/a supervisor/a, ao final do programa, um pequeno relatório para auxiliar na avaliação final e nas próximas edições do Intercâmbio.

2. Que haja uma família disposta a hospedar esse/a jovem por mais ou menos 36 dias. Para a primeira parte do programa, é interessante que algum membro da família fale inglês. De qualquer modo, esse critério não é um impedimento para receber jovens deste intercâmbio. Eles terão noções de português antes de vir ao Brasil.

3. Que a paróquia ou comunidade, em parceria com a família, assuma as despesas de hospedagem e alimentação do jovem durante o tempo de permanência dele/a. Os e as jovens recebem um dinheiro de bolso para pequenos gastos, mas as despesas com alimentação e hospedagem não estão inclusas neste valor. Caso haja alguma dificuldade nesse sentido, pedimos que entrem em contato conosco.

O programa no Brasil está assim distribuído:

08/09 a 11/09 – Chegada ao Brasil, seminário de acolhida dos e das jovens da Suécia. (São Leopoldo/RS).

11/09 a 15/10 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia da IECLB e estadia na casa de uma família da respectiva paróquia (primeira experiência).

16/10 a 19/10 – Viagem do grupo de intercambistas para o Rio de Janeiro.

20/10 a 23/11 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia da IECLB e estadia na casa de uma família da respectiva paróquia (segunda experiência).

23/11 a 27/11 – encontro de avaliação do intercâmbio – Intercambistas da Suécia, Secretaria da Ação Comunitária e intercambistas que foram para a Suécia em 2014.

27/11 – Retorno para a Suécia

Caso estejam interessados/as em receber jovens da Suécia, pedimos que enviem os formulários em anexo, devidamente preenchidos, para secretariageral@ieclb.org.br, até o dia 31 de julho de 2014.

Se permanecerem dúvidas, favor entrar em contato conosco por e-mail secretariageral@ieclb.org.br, ou pelo telefone (47) 3322 0501 ou (51) 3284 5400 – falar com a Diác. Simone E. Voigt

Será muito bom contar com a colaboração de vocês.

Agradecemos a atenção e apoio.

Fraternalmente,
Diác. Simone Engel Voigt                                  P. Dr. Mauro Batista de Souza
Coord. do Programa Voluntários de Missão       Secretário da Ação
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br