Paróquia Cristo Bom Pastor

Sínodo Norte Catarinense



Rua Eugênio Moreira , 651 - Anita Garibaldi
CEP 89202-102 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1809
iepcbp@gmail.com
ID: 205

Comemorações dos 75 Anos do Templo da Paróquia Cristo Bom Pastor

26/01/2016

75 ANOS PAROQUIA CRISTO BOM PASTOR_4
75 ANOS PAROQUIA CRISTO BOM PASTOR_2
75 ANOS PAROQUIA CRISTO BOM PASTOR_1
75 ANOS PAROQUIA CRISTO BOM PASTOR_3
1 | 1
Ampliar

Muita música na abertura da programação cultural

A noite de 26 de janeiro de 2016 foi marcada com muita música de qualidade executada pela Orquestra Cidade de Joinville sob a regência de Martinho Lutero Klemann.
Com 30 integrantes, a Orquestra Cidade de Joinville executou um repertório variado interpretando brilhantemente obras dos períodos Clássico, Barroco, Romântico e Contemporâneo.
O concerto iniciou com a apresentação de “The Arrival of the Queen of Sheba” do oratório Solomon de George Frideric Handel, tocada no Órgão de Tubos da Paróquia por Mário Klemann, Regente do Coral Cristo Bom Pastor.
A seguir, a Orquestra interpretou Pizzicato-Polka de Johann e Josef Strauss, Mula Alma de Carlos “Mono” Fontana com arranjo de Marcos Archetti, The Typerwritter de Leroy Anderson – obra que encantou pela destreza do Maestro Martinho Lutero Klemann ao tocar uma máquina de escrever junto com a Orquestra, Seit ich ihn gesehen (do ciclo de canções “Frauenliebe und leben” opus 42) de Robert Schumann com arranjo de Marcos Archetti, Sonata “Patética” para piano nº 8 em Dó menor, opus 13 de Ludwig van Beethoven com arranjo de Marcos Archetti numa brilhante compilação onde os movimentos da obra foram estilizados com ritmos brasileiros – o primeiro movimento, Grave, em ritmo de Chorinho, o segundo movimento, Andante, em ritmo de Bossa Nova e o terceiro movimento, Allegro, em ritmo de Baião. A última obra do programa foi São Jorge de Hermeto Pascoal, também com arranjo de Marcos Archetti.
Em agradecimento aos aplausos, a Orquestra apresentou “Jesus Bleibet Meine Freude”, coral da Cantata nº 147 de Johann Sebastian Bach, juntamente com o Órgão de Tubos.
Agradecemos a Deus por essa oportunidade de termos na nossa paróquia a presença da Orquestra Cidade de Joinville, a presença de um público especial que lotou o templo e pelo apoio e parceria da Fundação Cultural de Joinville.
A programação cultural de comemoração dos 75 anos do templo da Paróquia Cristo Bom Pastor continuará com muitas atrações durante o ano. Entre elas, Concerto do Coral Cristo Bom Pastor, Escola de Música Popular do Brasil, Orquestra de Violas Caipiras, Coro de Metais, Encontros de Coros e a Orquestra Cidade de Joinville.

Celebrando o aniversário

Na manhã do 4º domingo após epifania, dia 31 de janeiro, a comunidade da Paróquia Cristo Bom Pastor esteve reunida celebrando o culto de seu aniversário de 75 anos, que aconteceu no dia 02 de fevereiro. Para esta primeira celebração de gratidão e para festejar esta tão importante data, também o Coral Cristo Bom Pastor fez questão de estar presente, entoando de forma brilhante os hinos “Êxodus”, “Jesus bleibe meine Freude” e “Aleluia”.
Durante a prédica, que esteve baseada no evangelho segundo Lucas 4. 21-30 (que narra a forma de como o povo da Galileia rejeitou a Jesus Cristo no início de seu ministério), a comunidade foi levada a refletir sobre a maneira de como poderá ser possível, que daqui a mais 75 anos, as futuras gerações venham a comemorar, quem sabe, os 150 anos.
A conclusão deste questionamento, levou a comunidade a ver no reconhecimento de Jesus Cristo como a revelação máxima de Deus, na fidelidade ao evangelho e no seguimento dos ensinamentos e dos exemplos do Senhor da Igreja, a única possibilidade de a Igreja permanecer, permitindo assim, que as futuras gerações, tenham a mesma alegria de celebrar uma data tão significativa.
Após o culto a comunidade se reuniu na porta do templo para em uníssono cantar “Parabéns a você”, que foi seguido de um delicioso pedaço de bolo.

Como esta história começou (História da PCBP – parte I)

“Igreja da Anita”, assim o templo da Paróquia Cristo Bom Pastor continua ainda nos dias de hoje sendo conhecido por muitas pessoas de Joinville, pelo fato de estar localizado no bairro Anita Garibaldi. O nome Igreja Cristo Bom Pastor foi adotado apenas no ano de 1967.
O templo da Paróquia Cristo Bom Pastor foi inaugurado no dia 02 de fevereiro de 1941, 01 ano e três meses após o lançamento da pedra fundamental, que foi seguido de um grande esforço de toda a comunidade da época em levantar as contribuições necessárias e doações dos próprios membros para a execução da obra.
A construção de um segundo templo luterano em Joinville era uma necessidade e um sonho da Paróquia de Confissão Luterana de Joinville que era atendida na época apenas pela “Igreja da Paz”, localizada no centro da cidade. A partir de 02 de fevereiro de 1941, os cultos passaram a ser celebrados também no templo do bairro Anita Garibaldi, na zona sul de Joinville, que passou a atender principalmente a região onde atualmente se encontram os bairros São Marcos, Floresta, Morro do Meio, Atiradores e Bucarein.
Nos dias de hoje as coisas mudaram muito. Novas paróquias da Comunidade Evangélica Luterana de Joinville foram criadas e a Paróquia Cristo Bom Pastor cresceu em todos os sentidos. Apesar de muitas dificuldades ao longo dos anos, sempre permaneceu entre os membros a certeza de que o Bom Pastor Jesus Cristo sempre esteve com sua mão estendida sobre esta paróquia, guiando e protegendo as ovelhas deste aprisco.
Temos muito mais para lhe contar sobre estes 75 anos, porém isso ainda é uma outra história que vamos lhe contar nas próximas edições.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br