Paróquia São Mateus

Sínodo Norte Catarinense


Avenida Santos Dumont , 324 - Bom Retiro
CEP 89223-001 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3085-2108 | (47) 9963-36052
cejpsmt@gmail.com
ID: 213

Jubileu de Ouro da OASE - Paróquia São Mateus - Joinville/SC

50 anos servindo a Deus e à Paróquia!

27/03/2019

IMG_1630-Pano
IMG_0815
IMG_0735
IMG_1045
IMG_1262
IMG_1289
IMG_1302
IMG_1319
IMG_1337
IMG_1364
IMG_1581
IMG_1650
IMG_1655
1 | 1
Ampliar

Na tarde de 27 de março passado, foi realizado, na Paróquia São Mateus, um culto alusivo aos 50 anos dos dois grupos de OASE desta: Gerhild (alemão) e São Mateus (português). Além das participantes e atuais ministros orientadores de ambos (P. em. Ari Henrique Bencke e P. Alexandre Fernandes Francisco), estiveram também presentes fundadoras e ex-presidentes, representantes de vários grupos de OASE do Núcleo Joinville, a coordenação da OASE sinodal, o P. Sinodal Ms. Claudir Burmann, outras pessoas que prestigiaram o evento, além da Sra. Gerhild Jann e do P. em. Hans Hermann Ziel - idealizadores da OASE Gerhild e da OASE São Mateus, P. Ms. Jairo Lindolfo Menezes dos Santos e esposa Sílvia Hoffstaetter dos Santos, P. em. Renato Luiz Becker e Diác. em. Valmi Ione Becker, e P. André Strey – que também trabalharam na São Mateus e acompanharam estes grupos jubilares. Outros ex-pastores da Paróquia e esposas, que não puderam vir, enviaram suas mensagens de felicitação.

Foi uma tarde para recordar e para agradecer a Deus por esta caminhada de 50 anos... Em 1969, a jovem Paróquia São Mateus (fundada a 12/03/1967) frutificava: em 07 de janeiro, surgiu o Coral São Mateus. Logo após, no mês de março, os dois grupos jubilares: OASE Gerhild, no dia 19, e OASE São Mateus, no dia 26.

A fundação destes grupos teve apoio e estímulo do P. Hans Hermann Ziel e da D. Gerhild Jann, sua esposa à época. Como muitas mulheres falavam o alemão, um grupo usaria esse idioma, sendo que o mesmo recebeu depois o nome de OASE Gerhild. Além do casal pastoral, suas fundadoras foram: Córdila Stock, Erica Prochnow, Frida Brietzig, Gerda Merkle, Hildegard Schmoeckel, Iris Sembjanos, Luíza Mertens, Regina Köhn, Romilda Baumer e Sibila Bauer. Também, percebeu-se a necessidade de envolver as mulheres que não entendiam a língua alemã ou, até entendendo, preferiam o idioma português. Este, depois, recebeu o mesmo nome da Paróquia: OASE São Mateus. Suas fundadoras foram: Amália Seiler, Edla Boebel, Gertrudes Brandenburg, Hilda Mühlmann e Irmgard Meier. Agradecemos a Deus por todas essas pessoas que Ele moveu o “coração” há 50 anos!

Daquelas sementes plantadas, em março de 1969, surgiram ainda a Diaconia, os grupos de Trabalhos Manuais e de arranjos de Natal, e o grupo MMI – Mães e Mulheres Intercessoras da quarta-feira. Além destes, temos ainda, na São Mateus, o grupo Hanna e o MMI – Mães e Mulheres Intercessoras da segunda-feira, ambos reunindo outras mulheres da Paróquia.

No culto, além de homenagens, recordação de momentos históricos dos grupos jubilares e mensagens alusivas à data comemorativa, houve louvor a Deus por meio de músicas, teatro com senhoras participantes de ambos e pregação baseada no versículo escolhido para a ocasião: “Portanto, meus [minhas] amados [amadas] irmãos [irmãs], sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” - 1ª Coríntios 15.58. Com inspiração no Jejum Diaconal da Quaresma, a oferta foi destinada ao Instituto Luterano Campos Verdejantes, que está sendo edificado em Campo Alegre.

Após o culto, ainda, tivemos uma animada e muito saborosa confraternização com quem esteve presente. Aproveitamos para agradecer a Deus, por sua graça e misericórdia nestes 50 anos, bem como a quem se empenhou na organização deste evento festivo e a cada pessoa que nos trouxe a alegria de sua presença!

Fotos gentilmente cedidas por Renato Ganske Júnior:

http://www.fotosehistorias.com.br/
(47) 9 9947-9196


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br