Comunidade em Lajeado

Sínodo Vale do Taquari



Rua Alberto Torres , 297 - Centro
CEP 95900-000 - Lajeado /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3714-1825
secretaria@ieclblajeado.com.br
ID: 455

IECLB de Lajeado realiza VI Encontro de Mulheres

O Ciclo de Vida das Mulheres foi o tema do Encontro

16/03/2019

Encontro de Mulheres da IECLB de Lajeado (Crédito: Renata Leal)
6ª edição do Encontro de Mulheres da IECLB de Lajeado (Crédito: Renata Leal)
6ª edição do Encontro de Mulheres da IECLB de Lajeado (Crédito: Renata Leal)
6ª edição do Encontro de Mulheres da IECLB de Lajeado (Crédito: Renata Leal)
Comissão do Encontro de Mulheres (Crédito: Renata Leal)
Renate Hilgemann (Crédito: Renata Leal)
1 | 1
Ampliar

 

Durante toda a manhã e tarde de sábado (16) ocorreu no Centro Comunitário Evangélico, o tradicional Encontro de Mulheres, realizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Lajeado (IECLB). Pelo sexto ano consecutivo, o Encontro busca reunir mulheres para que dediquem essa data a elas e façam um autoconhecimento das próprias vidas. Este ano, a palestrante responsável pelo evento foi a psicóloga Mariane Fin, de Três Coroas, que conversou sobre “A mulher nos ciclos da vida”.

De acordo com uma das responsáveis pela Comissão do Encontro, Kimberley Nelson, tudo é pensado com antecedência para que as mulheres tenham um dia especial. “Logo depois do último evento, é feita uma avaliação e ao revermos os pontos positivos e negativos, começamos a pensar na próxima edição”. Segundo Kimberley, Mariane havia palestrado no I Encontro de Mulheres e muitos sugeriram o retorno dela. “Queremos entender o que as mulheres estão passando, para ajudá-las a ter uma vida mais saudável, independente do ciclo da vida”.

A Comissão também organizou um descontraído teatro para mostrar a realidade dos ciclos de vida das mulheres. “Queríamos que saíssem do Encontro com ânimo para saber lidar com a fase que estão. Esperamos que utilizem os aprendizados que tiveram para continuar crescendo e que busquem dentro das situações vividas no Encontro mais uma ferramenta de conhecimento para viver a vida melhor, sem esquecer de estar junto com as amigas e dedicar sempre um tempo a elas mesmas”, conta Kimberley.

Um Encontro para auxiliar na vida

A psicóloga Mariane tem especialidade em terapia familiar sistêmica e terapia cognitivo comportamental. Ela conversou sobre os ciclos universais que são biológicos, mas também buscou ouvir as participantes e entender qual ciclo de vida se encontram. Segundo ela, o ciclo tem a ver com o contexto, como de onde vem, a família e a estrutura emocional. “Cada ciclo pode ter um impacto diferente, como o nascimento de um filho ou a perda de alguém. Todos os acontecimentos impactam a vida das mulheres em um mundo que foram preparadas para servir, serem acolhedoras e suprir a necessidade dos outros”.

Conforme Mariane, quando a mulher entra na crise de alguns ciclos naturais do desenvolvimento, muitas vezes, retorna a um papel tradicional. “Por exemplo, se uma empresária famosa engravidou e deu um tempo, todos cobram que ela precisa diminuir o ritmo porque é mãe. Já o pai, dizem que precisa aumentar o ritmo de trabalho”, conta Mariane ao desejar que as mulheres ampliem o olhar de que as crises ou modificações que passam, não são só intimas, mas por estarem inseridas em diferentes contextos e apoios, podem passar por essa situação natural de forma diferente. “Gostaria que saíssem do Encontro sabendo que a melhor maneira de passar pelas coisas que a vida oferece, é ter apoio, resiliência do outro e poder acreditar que tem capacidade de criar esse aporte emocional”.

A melhor fase da vida

Para a pensionista Renate Hilgemann de 77 anos a melhor fase da vida é a que se encontra. Esta é a terceira edição de Encontro de Mulheres que participa e acha todos os temas sempre muito relevantes. “Muitas vezes em determinados ciclos que passamos, nos culpamos por algo. É preciso aprender a nos perdoar, porque também erramos. Devemos ter uma vida mais leve. Hoje me sinto como a borboleta que desenhei na dinâmica realizada pela palestrante, voo em um lugar e pouso em outro, aprendendo a dizer sim para eu mesma e fazendo apenas aquilo que gosto e tenho vontade”, confessa.

Renate é voluntária da Comunidade Evangélica de Estrela. Participa da OASE, Visitação Hospitalar e realiza um trabalho na assistência social onde com um grupo, auxilia 40 famílias com ranchos e instruções mensais. “Me considero em uma fase boa. Sou viúva há 27 anos e não podemos pensar que somos coitadinhas. Os filhos têm os compromissos deles e eu não quero ser um peso, por isso tenho meus grupos, atividades e amigos, onde sou muito feliz”, diz.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br