Lideranças da União Paroquial de Blumenau realizam retiro

21/05/2017

Nos dias 20 e 21 de maio aconteceu em Rodeio 12 o segundo retiro de lideranças da União Paroquial Luterana de Blumenau.

Movidos pelo lema bíblico da IECLB para este ano nele vivemos, nos movemos e existimos, a ênfase temática foram os temas: cruz, fé e amor (diaconia). O Pastor Dr. Leandro Hofstätter diz que: Na cruz de Cristo, des-cobrimos quem somos: filhos e filhas de Deus... porém, pródigos, afastados e afetados pelo pecado! O sofrimento de Cristo na cruz é “o abraço do Pai” ao filho (NÓS) que volta humilhado e, diante da bondade imerecida, apreende (é muito mais que simplesmente entender!!) o que é ser filho e filha e quem e como é e age o Pai!

Essa experiência de dúvida no caminho de retorno com a certeza do abraço experimentado define a fé, pois a dúvida não conseguiu impedir o caminhar em direção a Deus, crendo e tendo a esperança do encontro amoroso. A certeza da fé é a certeza de que o abraço, depois de Cristo, já aconteceu e, mesmo diante dos “ainda não” do caminho, ele é real e será definitivo no Reino. E é somente por isso que, mesmo diante de todas as provas da não existência do amor que vivenciamos todos os dias, ainda acreditamos e nele nos movemos!

Sim! Amamos. Nos movemos praticando a diaconia, que é a prática do amor que transforma realidades, uma ação que brota como forma de agradecimento ao amor que vem de Deus – amor que liberta e que nos é presenteado na forma de graça, como bem lembrou a Diacona Simone Voigt. Continuou: A ação diaconal é transformadora, sendo que a diaconia quer transformar vidas e contextos. Nesta transformação é importante que as pessoas sejam (vida e contexto) protagonistas na ação diaconal, a qual precisa ser também pensada e planejada. O método Ver, julgar e agir, ajuda a pensar em ações, ou até mesmo avaliar ações!

Além das abordagem temáticas, estudos de texto bíblicos, todas as lideranças puderam conhecer a proposta do Culto de Tomé, o qual foi celebrado no sábado à noite com a ajuda da equipe da Paróquia Blumenau Centro.

A comunhão e o convívio foram novamente marcantes durante todo o final de semana.
 


Autor(a): P. Milton Jandrey
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 42674
COMUNICAÇÃO
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br