Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

500 para 500 = 374 para 190

Olhando para o futuro com confiança no fundamento já lançado

18/06/2016

Enquanto que o mundo evangélico faz a contagem regressiva para celebrar os 500 ANOS DE LIBERDADE CRISTÃ, nós, no Rio de Janeiro, começamos a contar os dias para comemorar em gratidão os 190 anos de Igreja Evangélica de Confissão Luterano nesta cidade maravilhosa cheia de contrastes.

Só existirão 190 anos porque existem os 500 anos. 

São cinco séculos onde se colocou novamente no centro do anúncio o que o apóstolo Paulo já afirmava com liberdade e firmeza:  “Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”. (1 Coríntios 3.11). Ao ver recolocado no centro de toda a existência humana, este fundamento realmente traz qualidade de vida para a vida de todas as pessoas que creem.

Muitos pensam - ou pensavam, como eu - que a torre pendente na cidade italiana de Pisa (1173) seja a obra da engenharia humana que espontaneamente mais se inclinou no decorrer dos anos. Porém, no livro dos recordes está outra: a torre inclinada da Igreja de Suurhusen (1450), no noroeste da Alemanha. A primeira é a mais famosa, sem dúvida. Foi sendo construída de forma inclinada deste o início por um erro de engenharia. Os engenheiros tentaram compensar com pesos diferentyes em cada face da torre, mas suas iniciativas não deram o resultado esperado. Já a torre da Igreja de Suurhusen começou a inclinar em 1885 quando foi drenado um terreno pantanoso nas imediações. A intervenção humana acabou causando este quase desastre da queda da torre. Ambas estão agora estabilizadas, permitindo a visitação pública. A torre de Suurhusen se inclinou 5.15° enquanto que a de Pisa, o campanário italiano, ficou em 3.97°.

Cito isto apenas para ilustrar como é inevitável, também no mundo religioso, inclinar para um ou outro lado quando o fundamento entra em colapso. As edificações e a vida precisam de fundamentos estáveis para poderem fazer frente a muitos anos de dificuldades, tempestades e imprevistos. Jesus oferece um fundamento firme para nossa vida, fundamento este que não sofre abalos e não abala o que sobre ele está construído. Suas palavras e suas promessas podem nos carregar por toda vida porque não são vazias. Jesus mesmo as preencheu com sua vida. Elas vão nos sustentar no terreno pantanoso e incerto que vivemos constantemente. As palavras fundamentais de Jesus não são ideologias e nem filosofias, não são areias que criam ilusões que caem diante das tempestades deste dias difíceis. São palavras de vida. São palavras de perdão, de recomeço.

Estamos confiantes de que o Senhor que nos trouxe até aqui como Igreja de Cristo na confissão luterana, este firme fundamento chamado Jesus Cristo, haverá de nos sustentar. Desejamos permanecer firmes, edificados na firmeza da Palavra.

No próximo dia 25 de junho estarão faltando 374 dias para que comemoremos os 190 anos de luteranos na cidade do Rio de Janeiro. Esta Paróquia foi fundada por franceses e alemães no ano de 1827.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br