Mensagem do XXIX Concílio da Igreja - viDas em comunhão

4º dia - 18.10.2014 – Mensagem

18/10/2014

Nós, Conciliares do XXIX Concílio da IECLB, juntamente com as pessoas convidadas, reunidos e reunidas em Rio Claro/SP, entre os dias 15 e 19 de outubro de 2014, sob o tema “viDas em comunhão”, agraciados pela hospitalidade da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro e do Colégio Koelle, com o apoio da União Paroquial Campinas e do Sínodo Sudeste, saudamos fraternalmente as irmãs e os irmãos de todas as Comunidades e todas as instâncias que compõem a IECLB, desejando-lhes a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo.

O Concílio desenvolveu as atividades da sua agenda como Comunidade inspirada pelo espírito de comunhão e alegria e animada na fé em ricos momentos de celebração.

Os relatórios do Conselho da Igreja, da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB testemunham o grande número de atividades realizadas nos últimos anos e também a complexidade dessas atividades, que exigiram grande esforço, sinergia e compreensão, por isso a palavra de destaque nos relatórios foi gratidão – a Deus e às pessoas que ofereceram a sua colaboração. O entusiasmo com que as atividades foram apresentadas aponta para a grande potencialidade que a IECLB tem de ser “Igreja do cuidado” em todas as áreas da sua atuação.

A mesma potencialidade pôde ser percebida nos testemunhos apresentados, em painel, pelo P. Alfredo Hagsma (Curitiba/PR), pelo P. Marcos Jair Ebeling (Campinas/SP) e pela Pa. Franciele Sander (São Luís do Maranhão/MA), ao abordarem o atual Tema da IECLB. Experiências ricas, criativas, inspiradoras e promissoras de edificação de Comunidade são desenvolvidas na IECLB, gerando “viDas em comunhão” por meio de atividades focadas em pequenos grupos, atividades diaconais, missão com crianças e programas de acolhimento, abrindo caminhos para um jeito de ser IECLB no contexto urbano. O entusiasmo perpassou também estes relatos, pois as experiências mostraram uma Igreja feita de pessoas com “brilho nos olhos”. Estes relatos foram acolhidos pelo Concílio como sinais animadores para a caminhada da IECLB.

Fato marcante no Concílio foram a presença e as mensagens dos convidados da Ecumene. Além das representações das delegações de diferentes Igrejas e instituições do Brasil e do mundo, marcou presença o Presidente da Federação Luterana Mundial (FLM), Bispo Dr. Munib Younan, da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e Terra Santa. Falando a partir da sua condição de palestino e cristão luterano, apontou para o grande desafio da contextualização da Palavra de Deus em situações onde reinam opressão e injustiça. Nas suas palavras, “a cruz de Cristo capacita a Igreja a nunca aceitar o que o mundo aceita, mas a levantar a voz contra qualquer poder ou principado que oprime qualquer ser humano”.

A palestra apresentada pelo P. Dr. Martin Dreher, intitulada “190 anos de viDas luteranas em comunhão: esquecimentos e lembranças”, mostrou a IECLB como Igreja que, embora pequena, sempre foi lutadora, atuante e protagonista, oferecendo o seu testemunho evangélico-luterano à sociedade brasileira. Não chegou ao Brasil como Igreja pronta, mas aqui foi construindo bravamente a sua comunhão, apesar das limitações, fraquezas e tensões. Segundo o P. Dreher, “a comunhão só é possível na presença de Deus, mesmo quando o sentimos ausente... Pregamos o Cristo crucificado”.
O tema “cuidado” norteou os trabalhos das quatro Câmaras, que se ocuparam com os Documentos Normativos, com as Finanças, com a Formação Teológica e com o Ministério na IECLB. O Concílio acolheu as proposições das Câmaras para o devido encaminhamento.

A partir das moções discutidas e votadas, o Concílio recomenda a todas as instâncias da IECLB: a) que viabilizem a participação representativa de, no mínimo, 40% de mulheres em órgãos decisórios; b) que elejam entre os seus representantes 20% de pessoas jovens com idade de até 30 anos; c) que se apropriem e se envolvam nas questões ambientais nas suas localidades e desenvolvam a educação ambiental a fim de motivar “viDas em comunhão” com a Criação de Deus.

Para a gestão da IECLB nos próximos quatro anos, o Concílio elegeu as seguintes pessoas:
Para a Presidência da IECLB:
Pastor Presidente - P. Dr. Nestor Paulo Friedrich (atual Pastor Presidente)
Pastora 1ª Vice-Presidente - Pa. Silvia Beatrice Genz (atual Pastora 2ª Vice-Presidente)
Pastor 2º Vice-Presidente - P. Inácio Lemke (Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense)

Para o Concílio da Igreja:
Presidente - Ricardo Dalla Barba
1ª Vice-Presidente - Rejane Beatriz Hagemann
2ª Vice-Presidente - Léa Stange de Oliveira

Para a Comissão Doutrina e Ordem Nacional:
Graduados em Direito (Titulares) - Dr. Loreno Weissheimer e Dr. Ralf Werner Kirchheim
Graduados em Direito (Suplentes) - Dr. Vilson de Paiva e Dr. Silvio Saul Müller
Ministro (Titular) - P. Dietmar Teske e P. Eloir Enio Weber
Ministro/a (Suplente) - P. Dr. Oneide Bobsin e Pa. Vera Lúcia Engelhardt Prediger
Vogal/leigo (Titular) - Ronaldo Tessmann
Vogal/leigo (Suplente) - Herbert Wally

Inspirados e inspiradas pelo tema “viDas em comunhão”, rogamos a Deus que o espírito de gratidão, o entusiasmo, a saudável autoestima, o “brilho nos olhos” e a esperança alcancem todas as Comunidades da IECLB e conclame as Comunidades a desenvolverem reflexões e ações a partir do desafio lançado pelo Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich em sua pregação no Concílio: “Que a nossa fidelidade e esperança em Deus nos inspirem na construção de caminhos de comunhão que nos impulsionem para ações de cuidado, de paz, de solidariedade!”.

Rio Claro, 18 de outubro de 2014.


Para mais informações sobre o XXIX Concílio da IECLB, clique aqui


Autor(a): Comunicação IECLB (Letícia Montanet - Jornalista)
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
ID: 30362
COMUNICAÇÃO
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br