Ministério com Ordenação



ID: 2681

2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras

11/05/2017

2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - maio 2017
2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - maio 2017
2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - maio 2017
2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - maio 2017
2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - maio 2017
2º etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial - maio 2017
1 | 1
Ampliar

Entre os dias 08 e 12 de maio de 2017 está acontecendo a 2° etapa do Curso Básico em Mentoria Ministerial nas dependências da Casa de Retiros Salesianas em Porto Alegre/RS.

A Meditação de abertura foi realizada pelo P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação e teve como base o texto de João 20.1-10, texto que fala da ressurreição de Jesus, fato fundante da fé e da igreja cristã. A missão de ministros e ministras é pregar a Palavra de Deus que anuncia esse fato fundante da fé. Para ilustrar o quanto a palavra tem poder contou uma estória atribuída a Esopo, que afirmou que tanto a maior virtude como o maior de todos os vícios estariam à venda no mercado. Desafiado a provar o que disse, trouxe um embrulho para cada, que continha pedaços de línguas. Dependendo de como a língua é usada, ela pode tornar-se a maior virtude ou o pior dos vícios.

A ressurreição, que vai além da nossa compreensão e do que podemos ver, pode ser apreendia pela fé. É necessário que as pessoas que creem o testemunhem constantemente. O grupo pode fazê-lo ao contar sobre uma vivência importante que cada participante experimentou na última Páscoa. As vivências compartilhadas confirmaram o quanto a celebração Pascal e a pregação da Palavra são importantes para o despertar da fé e a superação das aflições da vida.

A assessoria do seminário está ao encargo do P. Dr. Víctor Waldir Linn, que desde 2010 atua no sul da Alemanha, onde se especializou na tarefa de acompanhar pessoas, trabalho denominado de supervisão e coaching. Ao lado deste trabalho, atua como pastor em Ingolstadt e, até 2018, prestará assessoria para a IECLB durante três meses ao ano, o que será feito basicamente em seminários para ministros e ministras, dentro do Programa de Acompanhamento.

Conforme P. Víctor, a proposta deste seminário é oferecer elementos e ferramentas para a tarefa de preparação de mentoria de ministros e ministras, que possibilitará o acompanhamento mais próximo. O autoconhecimento é uma competência importante com a qual contamos para realizar a tarefa. É necessário, pois, olhar para si mesmo e ver como gerenciamos a nossa própria vida. Precisamos pensar, ouvir e avaliar com o que a gente se debate, com o que sofremos. Em vez de só sermos afetados, devemos nos deixar desafiar a aprender a lidar melhor com aquilo que estamos nos debatendo. Os problemas muitas vezes são soluções que não deram certo, que se mostraram ineficazes.

O papel e a competência do mentor não é dar respostas, mas é ajudar o mentorando a procurar onde estão as coisas que doem e apertam, assim como visualizar uma situação para além da que se vive no momento. A possibilidade de um exercício de mentoria ministerial, de forma alguma, visa suprimir ou diminuir o cuidado pastoral requerido e esperado do/a Pastor/a Sinodal. Visa oferecer uma possibilidade de exercício de cuidado mútuo, tão requisitado entre o ministério com ordenação.

A mentoria ministerial é uma modalidade de apoio que quer ajudar ministros e ministras a refletir sobre suas experiências, descobrir recursos e desenvolver perspectivas e soluções em situações de conflitos ou de dificuldades estruturais para melhorar o bem-estar, aumentar a competência e diminuir desgastes na atuação ministerial.

O Curso Básico de Formação em Mentoria Ministerial acontece em três etapas, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos das teorias psicanalítica e sistêmica que possibilitem ao/à mentor/a assessorar a outras pessoas de forma qualificada. Com esses instrumentos, pode refletir e analisar a atividade ministerial e suas interações, observando-se a dimensão psíquica individual, bem como as inter-relações sociais e organizacionais. A 3° etapa ocorrerá entre os dias 06 a 10 de novembro e a partir do primeiro semestre de 2018 será oferecido um novo curso.

Participam 14 ministros e ministras representando os seus Sínodos: Pa. Leonira Pagung, Nordeste Gaúcho; P. Elpidio Carlos Hellwig, Norte Catarinense; Pa. Vera Maria Immich, Paranapanema; P. Carlos Roberto Frühauf, Planalto Rio-Grandense; P. Enos Heidemann, Rio dos Sinos; P. Afonso Adolfo Weimer, Rio Paraná; P. Carlos Alberto Radinz, Brasil Central; P. Eldo Krüger, Sudeste; Pa. Iára Müller, Sul-Rio-Grandense; P. Cristian Rosmud Donat, Uruguai; P. em. Irineu Valmor Wolf, Vale do Itajaí, P. Luis Henrique Sievers, Vale do Taquari; P. Osmar Diesel, Mato Grosso e P. Valdeci Foester, Espírito Santo a Belém. O curso faz parte do cuidado ministerial, integrando o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br