Ministério com Ordenação



ID: 2681

Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras realiza o Seminário “Meu tempo, minha vida e ministério – falar e ouvir”.

23/06/2017

Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
1 | 1
Ampliar


Entre os dias 19 e 23 de junho aconteceu o Seminário “Meu tempo, minha vida e ministério – falar e ouvir” no Centro de Eventos Rodeio 12. Participam 10 ministros representando os Sínodos: Sínodo da Amazônia, Sínodo Centro-Sul Catarinense, Sínodo Mato Grosso, Sínodo Norte Catarinense, Sínodo Paranapanema, Sínodo Planalto Rio-Grandense, Sínodo Rio Paraná, Sínodo Sudeste, Sínodo Uruguai e Sínodo Vale do Itajaí. O Seminário faz parte do cuidado ministerial, integrando o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, sendo realizado em parceria com o Centro de Eventos Rodeio 12.

As meditações diárias foram dirigidas pelo Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert, que acompanhou o seminário. Nas reflexões acentuou aspectos de personagens bíblicos, cujos testemunhos foram registrados pela Sagrada Escritura, apontando para a reafirmação da fé, mesmo diante de dificuldades e conflitos. Na reflexão de encerramento apontou para a importância de criar-se redes de apoio mútuo entre ministros e ministras da IECLB, o que não depende de decisão conciliar ou de prioridade de gestão.

A assessoria do seminário esteve ao encargo da Psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) de São Paulo, Especialista em Terapia Familiar e Mestra em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), no Rio Grande do Sul. Entre outros, é autora do livro Cuidando de quem Cuida: um olhar de Cuidados aos que ministram a Palavra de Deus publicado pela Editora Sinodal, e co-autora do livro “De Bençãos e Traições, a história das famílias de Abraão, Isaque e Jacó”, publicado pelas editoras Ultimato/ Esperança.

O seminário teve como objetivo reunir ministras e ministros com ordenação da IECLB para encontro, diálogo, e convivência. Oportunizou a estes e estas um espaço para partilha de angústias, sofrimentos, dúvidas existenciais, desafios pessoais e ministeriais. Foi uma oportunidade para que participante “olhasse” para o seu tempo, suas prioridades, seus compromissos em nível pessoal e ministerial. Propiciou um tempo especial e diferente para a meditação, a oração e até descanso, assim como a saída do lugar onde o/a ministro/a exerce a sua atividade ministerial na intenção de despertar descobertas e avaliações propositivas. Sabemos que isso não é possível durante as atividades do dia-a-dia, por causa de pressões e da dificuldade de fazer leituras mais objetivas da realidade, dos conflitos e desafios. Propiciou encontro e convivência para além das fronteiras dos/as colegas conhecidos/as ou com quem se nutre vínculos de amizade, possibilitando assim a criação de novos vínculos, diálogos fraternos, despidos de defesas e medos, tão próprios quando se conversa apenas com quem está próximo. O Seminário ofereceu um tempo para voltar-se para si mesmo com espontaneidade, para reencontrar-se com os seus limites, dons, potenciais, alegrias e estima, aprendendo a permitir mediação e facilitações formais e informais, técnicas ou da ordem emocional. Com isto criou espaço para a dimensão da interação social e oportunizou a percepção de cuidado e solidariedade concreta da sua Igreja.

Secretaria do Ministério com Ordenação
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br