Ministério com Ordenação



ID: 2681

Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação

08/06/2017

Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação - Maio 2017
1 | 1
Ampliar

Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras realiza “Seminário e Celebração de Jubileu de Ouro de Ordenação”

11 pastores e 5 diaconisas participaram do seminário para celebrar o jubileu de ordenação na Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo entre os dias 6 e 8 de junho. Como esta é a primeira vez que acontece esta homenagem, foram convidadas todas as pessoas que foram ordenadas antes de 1967. Participaram do encontro: P. em. Heinz Ehlert, P. em. Wilfrid Buchweitz, P. em. Herbert Wille, P. em. Johannes Friedrich Hasenack, P. em. Alfred Martin Creutzberg, P. em. Albrecht Ernst Günter F. Baeske, P. em. Dieterico Adolfo Traugott Krause, P. em. Friedrich Gierus, P. em. Harald Malschitzky, P. em. Huberto Kirchheim, P. em. Werner Brunken, Diac. em. Gertrudes Sauter, Diac. em. Herta Hellwig, Diac. em. Ruthild Brakemeier, Diac. em. Helga Wazlawosky, Diac. em. Edlar Bublitz. O seminário é uma das realizações do Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, coordenado pela Secretaria do Ministério com Ordenação.

A palavra latina jubilare - “gritar de alegria” está na raiz de “Jubileu”. Este foi o sentido principal deste encontro, pois enquanto se conversava sobre o que se fez nestes mais de 50 anos de ministério, celebramos e agradecemos por este tempo. O júbilo tem razões teológicas e litúrgicas, tempo oportuno para reconhecer que temos sido agraciados, sendo “Igreja sempre em Reforma” e afirmando com boa expectativa: “Agora são outros 500”.

A Presidência da IECLB, através da Pastora 1ª. Vice-Presidente Silvia Genz, agradeceu pela dedicação e pelo trabalho realizado, incluindo também as pessoas que não puderam comparecer por limitações físicas ou de saúde. Disse que a homenagem é justa e merecida, alegrando-se por reconhecer que continuam servindo a Deus de forma voluntária em muitas frentes nas comunidades, nos sínodos e mesmo a nível nacional. Tendo como base os textos bíblicos de Atos 2.17-8 e Números 11.24-30, a Pastora discorreu sobre os frutos do Pentecoste que permitiram a atuação no ministério também deste grupo aqui se reúne celebrativamente para lembrar os mais de 50 anos de atuação na Igreja e que não só acompanharam e foram protagonistas da evolução da IECLB desde a Federação Sinodal até os dias de hoje.

Convidado de forma prévia para introduzir o tema “Olhando no retrovisor: partilha”, o P. emérito e ex-presidente Huberto Kirchheim lembrou o tempo de ministério e fez isto sob a pergunta: “se eu pudesse viver a minha vida novamente, faria as coisas de forma diferente?” Disse que temos que olhar no retrovisor, mas não podemos perder de vista a estrada que temos pela frente, sendo que se deve deixar que a gratidão se sobreponha a outros sentimentos. “Momentos como este encontro devem ser partilhados e vividos de forma celebrativa valorizando a contribuição que pudemos dar para a edificação da Igreja”. Concluiu que com a sabedoria acumulada e diante dos novos desafios, certamente algumas coisas seriam feitas de forma diferente, o que não deve ser motivo de agradecer pelo tempo que ficou para trás.

A programação do primeiro dia foi encerrada com um jantar festivo no refeitório da Casa Matriz, com cardápio especial e com a animação musical do Grupo Ânima das Faculdades EST.

No dia 07 pela manhã o grupo visitou as Faculdades EST, onde foi recebido pelo reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz e pelo diretor da Faculdade de Teologia Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto. A recepção permitiu reconhecer as instalações onde muitos estudaram assim como a realidade atual com os diversos cursos oferecidos. Tempo especial foi dedicado para o diálogo sobre a formação teológica de estudantes para o ministério pastoral, catequético e diaconal. Às 10,30h o grupo participou do culto na capela sob o tema do Pentecostes, sob a direção da pastoral da EST com a pregação do P. Dr. Romeu Martini, assessor teológico da Presidência. Iluminado pelo texto de Atos 17.17-28, que contem o lema do ano, o Pastor aprofundou o significado de “Nele vivemos, nos movemos e existimos”. Apontou para ações do Espírito Santo reconhecíveis na IECLB, como a Campanha de Missão Vai-Vem, a oferta levantada na véspera do Natal que beneficia hospital que atende prioritariamente crianças palestinas em Jerusalém e a incumbência da contribuição ética que a IECLB pode dar no momento conturbado que vivemos neste momento no país. Os jubilares foram homenageados com um certificado da presidência da IECLB em reconhecimento pelo tempo e pelos dons com que exerceram o ministério na IECLB, com dedicação, desprendimento e fidelidade ao Senhor da Igreja.

P. Dr. Mauro Batista de Souza, Secretário da Ação Comunitária, foi o assessor convidado para falar sobre alguns temas com os quais a direção da Igreja se ocupa no momento, especialmente na área da missão. Fez um resgate histórico de decisões conciliares, de grupos de trabalho, seminários e fóruns que se ocuparam com o tema. Apresentou as 5 prioridades de trabalho e seus desdobramentos, definidos pela atual Presidência e pela decisão conciliar de Rio Claro em 2014: acompanhamento a estudantes de teologia, acompanhamento a ministros e ministras, qualificação funcional, cuidado com a comunicação e cuidado com a ação missionária. Destacou que justamente na última semana, entre os dias 1 e 4 de junho, foi realizado o Fórum Nacional de Missão da IECLB, reunindo mais de 100 pessoas, para fomentar ações para com o desafio missionário da IECLB. O tema foi recebido pelo grupo, que em parte desconhecia todo o trabalho de planejamento feito e, por isto mesmo lembrou que é necessário melhorar a comunicação na Igreja para que os temas possam ser desenvolvidos e encontrem solo fértil nas comunidades.

A manhã do dia 8 de junho foi dedicada para visualizar possibilidade e limites da atuação/contribuição de eméritos na missão da IECLB, que passa especialmente pela contribuição voluntária na comunidade local, no Sínodo e em setores nos mais diversos âmbitos da Igreja. Os encontros sinodais e regionais de pessoas eméritas foram destacados como importante espaço de mobilização e diálogo, que foram apontados como merecedores de atenção dos Sínodos e da Secretaria Geral. Agradecido pelo cuidado recebido por parte do Programa de Acompanhamento, o grupo lembrou as pessoas que não puderam participar e recomenda que encontros similares continuem sendo oferecidos.

Secretaria do Ministério com Ordenação
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br