Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Pastoral do Cuidado realiza curso de visitação para voluntários e voluntárias

Curso aconteceu entre 25 de agosto e 29 de setembro de 2018 na Comunidade Matriz, em Porto Alegre

29/09/2018

Grupo de 30 voluntários e voluntárias participou do curso de visitação entre 25/08 e 29/09
O Pastor Dr. Daniel Hopfner, do Hospital Moinhos de Vento, falou sobre a Base bíblico-teológica para visitação
O Pastor Dr. Nilton Herbes, da Faculdades EST, falou sobre "Como realizar uma visita"
O Pastor Dr. Nilton Herbes, da Faculdades EST, falou sobre "Como realizar uma visita"
1 | 1
Ampliar

A Pastoral do Cuidado preocupa-se com a preparação das pessoas que realizam visitas nos hospitais de Porto Alegre e também com as pessoas que atuam com visitação nas comunidades.

Entende-se que para visitar uma pessoa enferma é preciso ter um coração aberto para dar e receber amor e bondade, ouvidos atentos para acolher o sofrimento e braços abertos para ofertar misericórdia. Qualquer pessoa disposta a acolher está apta a visitar pessoas enfermas, porém, consideramos a preparação prática para isso algo fundamental para dar segurança e bem-estar tanto para quem visita, quanto para quem recebe a visita.
Nos dias 25/08, 01/09, 15/09 e 29/09 a Pastoral do Cuidado promoveu, na Comunidade Matriz, em Porto Alegre, o Curso de Capacitação de Visitadores e Visitadoras.

Em 2018, o curso aconteceu em quatro módulos de 3 horas e reuniu 30 pessoas das comunidades de Porto Alegre, Campo Bom, Cachoeirinha, Glorinha e Estudantes da Faculdades EST. As seguintes temáticas foram trabalhadas: Base bíblico-teológica para visitação, com o Pastor Dr. Daniel Hopfner, do Hospital Moinhos de Vento; Como realizar uma visita, com o Pastor Dr. Nilton Herbes, da Faculdades EST; Cuidando de quem cuida; O que é a Pastoral do Cuidado, com a Pastora Franciele Vanessa Sander. O curso foi destinado a voluntárias e voluntários que desejam ter formação para visitar pessoas enfermas, dos núcleos próximos a Porto Alegre. 

Durante o curso, as pessoas voluntárias aprendem sobre as ferramentas básicas para a prática da visitação e recebem orientações sobre o que fazer e dizer, e também sobre quais posturas adotar dentro do ambiente hospitalar, uma vez que há diferenças em relação ao ambiente doméstico.
Nos cursos da Pastoral do Cuidado, é falado às pessoas sobre o motivo que as inspira a visitar: um chamado de Jesus para ir ao encontro de outras pessoas, dispondo do seu tempo para estar com elas. A visitação a pessoas enfermas é um grande chamado para demonstrar o nosso ser cristão. É seguir o chamado de Jesus ao servir, ao cuidar, ao estar do lado de quem sofre. Não há momento mais importante para se receber a visita de uma pessoa da comunidade do que o momento em que se está doente, desamparado, ou quando se perdeu a esperança. Quando as pessoas são visitadas, há o sentimento de que elas fazem parte de uma comunidade maior, que as carrega também em tempos de sofrimento e dor, e isto também é muito enfatizado nas palestras do curso de visitação.

Quer realizar trabalho voluntário? Acompanhe a Pastoral do Cuidado no Facebook saiba quando acontecem os encontros da equipe!

Acompanhe no Facebook:
https://www.facebook.com/Pastoral-do-Cuidado-IECLB-Porto-Alegre-704841269669114/

Quer solicitar uma visitação?

Entre em contato:
Telefone/ WhatsApp: 51 99116-8491

E-mail: pastoraldocuidado@sinodors.org.br
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br