Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Encontro Sinodal de Mães, Pais, Filhas e Filhos com Deficiência

18/09/2016

IMG_0837
IMG_0838
IMG_0847
IMG_0848
IMG_0851
IMG_0854
IMG_0856
IMG_0857
IMG_0868
IMG_0870
IMG_0878
IMG_0888
IMG_0897
IMG_0899
IMG_0901
IMG_0903
IMG_0907
IMG_0909
IMG_0910
IMG_0914
IMG_0918
1 | 1
Ampliar

A proposta do Encontro Sinodal com Mães, Pais, Filhas e Filhos com Deficiência foi passar o dia convivendo e partilhando a vida. Esse Momento aconteceu no dia 18 de setembro, na Paróquia Cristo Redentor, em Joinville (SC) e foi promovido pelo Departamento de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense - SNC. 

Era domingo! O voluntariado havia pensado e organizado o ambiente, assim como todas as atividades daquele dia. As famílias com suas filhas e filhos iam chegando e ocupando o salão comunitário. A mesa posta foi uma das formas de comunicar às pessoas que elas estavam sendo esperadas com carinho pela Equipe Organizadora do Evento.

O tema proposto era “Conviver e Partilhar a Vida”. Sim, foi isto que aconteceu durante todo o dia. Nós celebramos , cantamos, oramos, trocamos experiências, jogamos, brincamos, rimos, partilhamos alegrias e também dificuldades. Aí veio a hora de convidarmos as famílias com suas filhas e filhos para, em comunhão, plantamos mudinhas de alface em garrafas pet.

Com esta atividade motivamos as famílias a cultivar as suas verduras e os seus temperos sem o uso do agrotóxico. Com ela também deixamos claro que podemos fazer isso num cantinho da nossa sacada ou no pátio da nossa casa. Cada participante levou consigo uma mudinha de alface plantada por ela ou ele mesmo.

Durante a programação a Catequista Mariane contou uma história. Nela, os vasos de barro foram valorizados e eram apontados como os elementos centrais da linda história. Aí veio a hora de colocar as mãos na massa. Agora os muitos pedaços de argila foram colocados sobre a mesa e todas as pessoas foram convidadas a criar um vaso ou outro utensílio qualquer.

Foi bonito de ver a ajuda solidária que acontecia entre as pessoas. Nem todas tinham a habilidade de confeccionar um vaso. Esse fato oportunizou a ajuda daquelas e daqueles que sabiam manusear o barro. As famílias se apoiaram entre si e o resultado foi a alegria de terem podido participar da feitura da peça.

Enquanto eu observava as atitudes daquelas famílias, lembrei-me do versículo bíblico de João 15.12 onde Jesus emite uma ordem: “O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.” Isso mesmo! O amor estava todo o tempo presente entre as pessoas que participavam daquele Passa Dia.

E como tudo tem um início e um fim, também aquele Lindo Momento chegou ao seu fim. A Diácona Ângela conduziu a Celebração de Encerramento do dia em que vivenciamos aquela partilha e aquele bom convívio. Despedimo-nos com um gostoso café, na esperança do reencontro no ano de 2017. Foi bom demais.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br