Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

O Direito de Brincar

Livro compartilha experiências de transformação social através da Brincadeira

31/07/2018


Na periferia de Gravatá, uma iniciativa que garante o direito de brincar de centenas de crianças está sendo compartilhada através de um livro. A publicação, intitulada “Uma Viagem Brincante”, marca os 14 anos de atuação da ONG Pro Ludus O Caminho, e traz como tema o funcionamento de seu principal projeto social: a Brinquedoteca. O lançamento acontece no próximo dia 02 de agosto, às 19h, na Maximum Recepções e Eventos, centro do município.

O livro resgata o histórico e a forma de trabalho da instituição, que disponibiliza seu espaço para o empréstimo e o uso de brinquedos pelas crianças da comunidade. As brincadeiras têm um caráter lúdico e educativo, e são o meio de estimular o aprendizado escolar e outros valores como o respeito, a cooperação e o espírito de equipe, além de temas como violência familiar e sexual, meio ambiente e alimentação. A Brinquedoteca também anima a comunidade na zona urbana e rural, aproveitando as atividades culturais e religiosas locais.

Chegando à instituição ainda uma criança tímida, a pedagoga Josefa Silva, 28 anos, aos poucos foi vencendo a insegurança e se transformou em uma jovem forte, corajosa e empoderada, hoje faz parte da coordenação da instituição: “Sou extremamente grata a cada colaborador que investiu e investe neste trabalho tão lindo, que vem transformando vidas de meninas e meninos como eu. Hoje estando à frente desse trabalho, meu desejo é fazer o que for preciso para continuar plantando essa semente, do cuidado e amor ao próximo”, completa Josefa.

Ao longo de 14 anos, mais de 3.500 brinquedos foram catalogados e circularam dentro da Brinquedoteca do Caminho, fruto de projetos e campanhas de doações com pessoas, empresas e igrejas. A instituição ainda realiza constantes momentos de formação com brinquedistas, e por isso o objetivo deste material é servir de instrumento para compartilhar experiências com outras entidades, em apoio às suas ações diárias.

Outra novidade do livro é o caráter lúdico até na diagramação das páginas. Além das ilustrações de José Marcos (Duda), artista parceiro da instituição, outra publicação está presente no verso: “A Brincadeira Unindo Gerações”, fruto de uma pesquisa feita com idosos e crianças da comunidade, a fim de resgatar os brinquedos e brincadeiras de antigamente, e unir as diferentes gerações em torno do brincar.

Pro Ludus O Caminho - Ligada à Comunidade Luterana de Gravatá, a entidade completa 14 anos de atuação nas comunidades do Riacho do Mel, Cruzeiro e Bairro Novo, situadas na periferia do município. A instituição é sucessora do antigo projeto “O Caminho”, iniciado em 1996, e sempre teve como foco de trabalho a dignidade de crianças, adolescentes e suas famílias.

Serviço: Lançamento dos livros Uma Aventura Brincante e A Brincadeira unindo Gerações

Data: 02.08.2018 (quinta-feira) - 19h
Local: Maximum Recepções e Eventos - Rua João Pessoa, nº 100 - Centro - Gravatá (PE)
 Livro à disposição para venda no local
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br