Missão com Jovens



ID: 2751

Rede de Jovens América Latina e Caribe discute fortalecimento mútuo na Conferência de Lideranças 2019

14/05/2019


A Conferência de Lideranças para a América Latina, Caribe e América do Norte, (COL), reúne representantes das igrejas membro da Federação Luterana Mundial (FLM) da região para dialogar, compartilhar e criar uma rede efetiva de comunicação entre os diferentes países e as respectivas comunidades de fé. Na conferência de 2019, que aconteceu em Lima, Peru, a juventude da IECLB foi representada pela coordenadora do Conselho Nacional da Juventude Evangélica, Martina Scherer, e pelo representante do programa Jovens Reformadores e Reformadoras, Renato Valenga.

Entre as redes da região existe a Rede de Jovens ALC, grupo de pessoas jovens que representam as igrejas e projetos da região, e que é responsável pela conexão entre a juventude com o objetivo de promover ações que visam consolidar a participação juvenil, bem como reafirmar a identidade luterana, considerando os diferentes contextos de cada região da América Latina e Caribe.

As diferenças de cada contexto são importantes para entender a realidade do movimento jovem em cada igreja. Enquanto temos igrejas e comunidades com mais tempo de caminhada, com estruturas consolidadas que possibilitam atividades direcionadas às juventudes e que visam o fortalecimento do protagonismo juvenil, temos, da mesma forma, igrejas menores e mais novas, que estão caminhando para uma jornada de fortalecimento das comunidades e, consequentemente, dos grupos de juventude.

Enquanto irmãos e irmãs de fé, a Rede de Jovens ALC serve como uma poderosa ferramenta de fortalecimento mútuo, capaz de criar um movimento de apoio e suporte entre a juventude, através de experiências baseadas nas próprias vivências dos grupos. O apoio vai desde questões práticas e burocráticas, até questões teológicas e de identidade.

Durante a COL de 2019, a Rede se reuniu com o objetivo de compartilhar e avaliar o andamento da caminhada desde o último encontro, em 2018. A avaliação aconteceu tanto na perspectiva local (de cada igreja), quanto em uma perspectiva regional. A necessidade de conhecer melhor o contexto de cada igreja e país levou a Rede a focar no trabalho de comunicação e aprofundamento do conhecimento da realidade local de cada igreja da rede.

Na prática, a meta estabelecida foi de criar reuniões online que têm como objetivo uma espécie de relatório de como as atividades com a juventude se realizam nas comunidades, bem como um panorama da atuação da juventude em cada igreja. O conhecimento da realidade vai possibilitar a atuação conjunta de jovens das diferentes igrejas da região, com foco no fortalecimento dos grupos menos estruturados. Só assim a rede consegue viabilizar uma caminhada em conjunto, através dessa aproximação interna. A partir disso, a consolidação de atividades continuas à nível regional se torna uma realidade possível, envolvendo todas as igrejas membro da América Latina e Caribe. 

 Renato Valenga e Martina Scherer


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br