Diversidade étnica



ID: 2907

Encontro do Grupo Gestor do COMIN e da Rede de Diaconia em Barra Velha/SC

26/04/2019

Reunião do Conselho Gestor em Barra Velha-SC
Reunião do Conselho Gestor em Barra Velha-SC
Reunião do Conselho Gestor em Barra Velha-SC
Reunião do Conselho Gestor em Barra Velha-SC
Reunião do Conselho Gestor em Barra Velha-SC
1 | 1
Ampliar

    
Porque até Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” Mateus 20.28

A primeira reunião do grupo gestor da Rede de Diaconia de 2019 aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, na Casa de Itajuba, que pertence ao Sínodo Norte Catarinense, em Barra Velha (SC). Participaram da reunião 16 integrantes do grupo, que é formado por representantes das instituições diaconais, divididas por segmento e por articulações; representantes dos conselhos Nacionais de Diaconia e da Juventude Evangélica; representantes da FLD e da Secretaria Geral/IECLB; e representantes da área da agroecologia, povos indígenas, pessoas idosas, saúde popular e tradicional e formação da juventude.

Um dos temas da reunião foi a Luta das Comunidades Guarani no Litoral Norte de Santa Catarina e a atuação do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) naquela região. A coordenadora programática Renate Gierus fez uma breve apresentação do trabalho realizado pelo COMIN em seus diferentes territórios. Em seguida, a assessora de projetos Janaína Hübner e o assessor de projetos Jasom de Oliveira introduziram o assunto e apresentaram o cacique Ademilson Wherá, que conduziu o momento de diálogo e reflexão acerca da resistência das comunidades indígenas naquela região. Entre afirmações feita pelo Cacique, o grupo ouviu que “…hoje o povo indígena é indígena até onde a sociedade não indígena permite que seja.”

Uma roda de diálogo e reflexão a partir do trabalho diaconal desenvolvido pela diaconisa Gerda Nied, fundadora da Associação Caminhar Juntos, em Piçarras (SC), precedeu a visita realizada pelo grupo à associação, que conheceu a equipe de trabalho, Coordenação, Diretoria e as crianças atendidas. A irmã Gerda é também fundadora de outros projetos diaconais em Balsas (MA), em Gravatá (PE) e em Ariquemes (RO).

Outro ponto da pauta foi a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Rede de Diaconia, com análise das contribuições trazidas nos encontros inter-regionais da rede.

O planejamento do II Encontro Nacional da Rede de Diaconia, que acontecerá nos dias 16 a 18 de setembro, também fez parte dos trabalhos. Foram definidos os temas que nortearão o evento, que terá por objetivo aprovar o PPP, fomentar a integração entre as instituições, ampliar a participação das mesmas na Rede, provocando mudanças positivas na sua atuação.

Durante o encontro, as refeições foram preparadas por mulheres de empreendimentos econômicos solidários vinculados ao CEPESI (Centro Público de Economia Solidária de Itajaí), que fazem parte da Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD.

Ao final do encontro, integrantes se despediram fortalecidas e fortalecidos a partir da partilha, do convívio e do aprendizado, para seguir na ação diaconal transformadora.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br