Igreja e Sociedade



ID: 2797

'Não há mãos boas para armas ruins', diz brasileiro entre os laureados com Nobel da Paz

Cristian Wittmann​ integra comitê gestor da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleare​s

06/10/2017

 

Um brasileiro está entre os laureados com o Nobel da Paz 2017 - concedido hoje ao ICAN, sigla em inglês para Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares. Cristian Wittmann é professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa. Ele participa voluntariamente da entidade desde 2010 e, desde 2014, integra o comitê-gestor do ICAN.

A organização foi premiada pelo trabalho de chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares e por seus esforços inovadores para conseguir uma proibição da utilização dessas armas. Nosso esforço é pela proibição geral e irrestrita desse armamento. Não há mãos boas para armas ruins, alerta Wittmann em entrevista ao Jornal UFMG.

Wittmann afirma que o Brasil é referência no cenário internacional por ter feito uma escolha política importante de proibir o uso militar da energia nuclear.

Esse reconhecimento do Prêmio Nobel da Paz é devido a todos os ativistas que trabalham nesse tema e em especial aos ibakuchas, que são os sobreviventes dos ataques que ocorreram no Japão. Alguns deles tiveram a felicidade de ver o resultado do seu esforço em vida, que foi ver o tratado sendo assinado [Tratado para Proibição de Armas Nucleares, assinado em setembro de 2017 pela ONU e ao menos 43 países]. Foi significativo dar uma resposta às vítimas do passado e tentar trazer uma maior segurança para o futuro, conclui.

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI é parceiro do ICAN e tem sido muito atuante nesta campanha. A IECLB faz parte do CMI e também tem atuado ativamente na campanha, junto com CONIC, Faculdades EST, FLD, SERPAZ. 

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br