Igreja e Sociedade



ID: 2797

Seminário da Pastoral da Agricultura Familiar e do Direito à Terra

06/03/2018

Reunião de planejamento
Reunião de planejamento 2
Reunão de planejamento 3
1 | 1
Ampliar

Compartilhar: Saberes e Sabores – Seminário da Pastoral da Agricultura Familiar e do Direito à Terra

Com o propósito de compartilhar saberes e sabores a Pastoral da Agricultura Familiar e Direito à Terra está organizando o Seminário Sinodal que acontecerá no dia 16 de junho, às 9 horas, na Comunidade Evangélica de Caúna, em Três de Maio/RS.

O Seminário Sinodal é também uma forma de contribuir na reflexão das comunidades sobre a relação do Ser Humano com a Criação de Deus. A luz do Evangelho, o seminário pretende trazer aos participantes uma reflexão sobre práticas sustentáveis na agricultura familiar, o intercâmbio intercultural de saberes e conhecimentos tradicionais e a postura crítica à projetos geopolíticos e econômicos com impactos sociais e ambientais degradantes (barragens, agronegócio, desintegração cultural), com participação proativa das pessoas envolvidas e/ou assessoradas por organizações que atuam no âmbito do Sínodo Noroeste Riograndense.

As reuniões preparatórias do seminário já estão acontecendo e o programa vem ganhando seu contorno, e tem o seu foco no compartilhar de experiências que vêm fazendo a diferença na percepção do valor da vida, como presente de Deus. Por isso o programa contará com uma apresentação bíblico-prática, atrações culturais e inúmeras exposições e oficinas práticas, entre as quais destacamos as de Medicina Natural - na perspectiva dos povos indígenas, Cultivo de Sementes Crioulas, Biofertilizantes, Caldas e Microrganismos Eficientes para a Agricultura Orgânica, Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, Sal Temperado, Lácteos e Frutas Nativas, Artesanato Indígena, Despolpa de Frutas, Cucas Coloniais, Pastoral da Saúde e Educação no Campo. Além disso, haverá atividades permanentes como o Túnel/Trilha da Vida, Trilha Ecológica, Atividades para Crianças, Almoço Orgânico e degustação de produtos.

Um seminário prático dessa magnitude evidentemente só se torna possível graças às parcerias estabelecidas. Por isso, participam dessa caminhada a Associação Regional de Desenvolvimento e Educação – AREDE, Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN, Agabio, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Três de Maio, EMEF Bem Viver de Caúna, Setrem, Paróquia Evangélica Três de Maio Norte, Rede Ecovida, Pastoral Popular Luterana, OASE, Associação Ecobutiá e Polo UAB da Universidade Federal de Santa Maria.

O público esperando para o Seminário é diverso, visto que acontecerão atividades que privilegiam pessoas de diferentes idades, moradores do campo e da cidade, homens e mulheres. As inscrições deverão ser feitas através das paróquias ou organizações parceiras. Não haverá custo de inscrição. As despesas serão custeadas através de uma oferta espontânea, a ser realizada durante o seminário.

P. Fábio Rucks
Pastoral da Agricultura Familiar e Direito à Terra
Sínodo Noroeste Riograndense
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br