Vivência Comunitária


ID: 2936

Cultura ocidental evita encarar a realidade da morte

02/06/2016

1
2
3
1 | 1
Ampliar

O Módulo II do curso Eu e minha morte aconteceu no dia 21 de maio, em Ivoti (RS), com a assessoria do casal pastor Ingo Wulfhorst e psicóloga Dorothea Wulfhorst. A leitura individual do texto O que é a vida, afinal? reuniu os primeiros pensamentos e sentimentos do grupo.

Pastor Wulfhorst abordou a concepção da morte em diferentes religiões. A imortalidade no cristianismo, na religião de matriz africana, no budismo, hinduísmo e espiritismo. Ele ressaltou o diferencial da fé cristã, a salvação por graça, morte e ressurreição, conforme o Novo Testamento. “Da morte, pouco sabemos, mas como cristãos cremos que caímos nos braços de Deus e cremos na ressurreição do corpo e na vida eterna como confessamos no Credo Apostólico”.

Para a psicóloga Dorothea Wulfhorst, a cultura ocidental tende a não encarar a realidade da morte. “Nosso processo de morte inicia quando nascemos”, disse. “Neste momento, toda a ampulheta está de um lado e, ao dar-nos a vida, o Criador a vira, dando-nos os grãozinhos de areia que nela estão. Uns com muitos, outros menos, outros com poucos. Ninguém sabe, é a incógnita de nossa vida.”

A partir de diálogos e atividades em grupo, foram trabalhadas questões como a fundamentação da cultura ocidental frente à morte, a importância de se falar sobre a morte, quais sentimentos e temores, como desejamos nos preparar para o momento, a espiritualidade na doença e fase terminal e como acompanhar pessoas diante da morte.

O encontro foi encerrado com uma oração e uma bênção, já com o convite para novo momento, no dia 25 de junho, na sede do Sínodo Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS). O Módulo III vai abordar as fases psicológicas do processo de morrer e terá assessoria do pastor Daniel Hoepfner e da diácona Vera Lúcia Nunes.

Diácona Marli Blos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br