Novo prédio do Colégio Mauá é inaugurado em clima de emoção

Centenas de convidados participaram da cerimônia realizada na noite desta quinta-feira

07/03/2019

Mais de 200 pessoas prestigiaram a inauguração (Foto: Denis Paul)
Autoridades cortaram a fita (Foto: Denis Paul)
Comunidade escolar descerrou a placa (Foto: Denis Paul)
Professor Nestor Raschen (Foto: Denis Paul)
Secretário Faisal Karan (Foto: Denis Paul)
Novo Prédio do Colégio Mauá (Foto: Denis Paul)
1 | 1
Ampliar

 

Santa Cruz do Sul (RS) - A noite quente desta quinta-feira, 7 de março, ficará marcada para sempre na memória da comunidade escolar do Colégio Mauá. Na presença de autoridades, atuais e ex-professores, alunos, funcionários, imprensa e convidados, foi inaugurado o novo prédio do educandário. A cerimônia, cercada de muita emoção e homenagens, foi realizada no saguão do prédio.

O primeiro a se pronunciar foi o presidente da Sociedade Escolar de Santa Cruz - Mantenedora do Colégio Mauá, Leo Henrique Schwingel, que parabenizou todos os envolvidos e destacou a participação comunitária na realização do sonho da escola. A presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastora Silvia Genz, dirigiu algumas palavras à comunidade escolar e abençoou o prédio. Em seguida, o diretor Executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer, salientou a importância do novo prédio para a educação.

O diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, falou na sequência, destacando vários fatos históricos do colégio, que chega aos 149 anos em 2019. Lembrou da área de 22 mil metros quadrados doada por Augusto Hennig e de outros 21 mil metros quadrados recebidos da Sociedade de Tiro ao Alvo, além das contribuições efetivadas pela comunidade, pela Prefeitura e por instituições da Alemanha. Raschen ainda revelou o empenho de pessoas como o médico Ibanez Lara Filho, o ex-prefeito Arno Frantz e o ex-diretor Osvino Toiller para a transferência do colégio do centro para a área onde hoje está.

O diretor salientou que o prédio foi construído com recursos próprios, somados às doações da comunidade. Tivemos pessoas que disseram que estavam doando pelo passado, pelos filhos que aqui estiveram, outros doaram pelo presente, já têm filhos estudando no Mauá e, outros, pelo futuro, pelos que ainda vão frequentar o colégio, ressaltou. Por fim, Raschen agradeceu aos professores e funcionários, aos pais e alunos, e destacou algumas pessoas importantes na concepção e execução da obra, que foram homenageadas em seguida como o ex-diretor do Colégio Mauá, Wilson Griesang, que esteve à frente do projeto, o engenheiro da Suhma Engenharia, Romeu Pick, pela execução da obra, e a arquiteta Leila Bremm, que atuou incansavelmente nos detalhes finais do prédio.

Encerrando os pronunciamentos, o secretário de Estado da Educação, Faisal Karan, representando o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, elogiou a iniciativa do colégio de continuar atuando como agente transformador da realidade. Se o estado falha, vocês estão no contrário, Fazendo parcerias e buscando o apoio da sociedade, argumentou. Após, ouve o corte da fita inaugural pelas autoridades e o descerramento de uma placa pelos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar.

PRÉDIO - O prédio inaugurado ontem já abriga as turmas do 1º ao 6º ano, aproximadamente 850 alunos, desde o início do ano letivo, em 18 de fevereiro. A nova estrutura conta com 4,6 mil metros quadrados de área construída, abrigando 24 salas de aula, além de salas de música, idiomas, artes, atendimento, coordenação e psicologia, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, elevador, sanitários e cantina. Em 2019, o Colégio Mauá conta com 1.730 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde, além de 110 professores e 80 funcionários.

 

COMUNICAÇÃO
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br