Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Inauguração dos Vitrais do Templo da Comunidade da Ascensão - Pilarzinho / Curitiba PR

ARTE E FÉ CAMINHAM JUNTAS...

13/08/2015

Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 3
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 1
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 2
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 5
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 4
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 6
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 7
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 8
Inauguração Vitrais Pilarzinho - Curitiba 9
1 | 1
Ampliar

Na noite do dia 18 de junho de 2015 em Celebração de Culto as 19h, foram inaugurados os vitrais do Templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão, Pilarzinho, Curitiba/PR. Convidados e Comunidade reunida foram saudados pelos Pastores Marlete e Ivário Giese com o lema bíblico do Novo Testamento do dia: “A boca fala do que está cheio o coração. O homem tira do tesouro bom coisas boas”.

Um evento de muita alegria e importância para a Comunidade, que se sente agradecida pela bênção deste empreendimento. Foram quatro anos de muito trabalho que envolveram planejamento, desenhos, maquetes, estudo de cores, escolha da técnica, mapeamento dos espaços e instalação, resultaram em uma obra reconhecida, onde a perfeição técnica, aliada à criatividade, provoca no observador uma sensação de envolvimento, reforçando a função desse lugar como local de contemplação, meditação e oração. O projeto mobilizou também expressões da sociedade artística e cultural de Curitiba. A obra teve o incentivo e aprovação da Lei Rouanet.

Os vitrais são o resultado do Projeto “Vitrais na Arte Contemporânea”. As peças ilustram passagens marcantes da vida de Jesus, capturadas do Evangelho de João. Ressaltam uma das mais importantes e tradicionais formas de arte desenvolvidas em Curitiba. Deste modo a Comunidade esta inserida no roteiro cultural de Curitiba, tornando-se em uma mostra permanente de vitrais, além de receber apresentações de corais.

A artista responsável Loire Nissen – Atelier de Vitrais Loire Nissen - encontrou na pronta aceitação da Comunidade o local para esta obra que combina vitrais e os pendentes iluminados.

Os vitrais projetados para a Comunidade da Ascensão se revestem de grande importância, na medida em que, empregando uma técnica milenar na sua execução, Loire Nissen encontrou as condições ideais para colocar a imaterialidade da luz a serviço da arquitetura. A possibilidade de transformação do espaço arquitetônico pela ação da luz foi sempre um grande desafio para os arquitetos e vitralistas desde a antiguidade.

Maria Cecília Araújo de Noronha, professora de História da Arte e Estética e Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, afirmou, a respeito desta obra: trata-se de um projeto de atualização de uma arte secular com uma nova linguagem plástica.

A empresária Marlene Maran, proprietária da empresa Vittrine Artes e Decorações, Curitiba, foi a proponente e maior incentivadora para a realização deste projeto. A execução da obra também contou com importante apoio da empresária Rosângela Berneck. Rosangela aposta no contexto artístico e histórico da arte do vitral. Desde 1946 a empresa Artes e Decorações é um centro de criação e desenvolvimento de obras em vitrais.

A noite também foi marcada pela presença do Grupo Goggo a Brasileira, da solista Cora d’ Bruns (representando o Madrigal Felicidade), e o cantor Marcos Santana. Após o evento, os convidados foram recepcionados para um delicioso coquetel.

Louvamos a Deus por esta conquista!


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br