Representantes da OMEL visitam a Sede Nacional da IECLB

18/08/2016

Visita delegação da OMEL na sede da IECLB - Porto Alegre/RS
Visita delegação da OMEL na sede da IECLB - Porto Alegre/RS
1 | 1
Ampliar



Nos dias 16 e 18 de agosto de 2016, dois representantes da Obra Missionária Evangélica Luterana (OMEL), o Diretor, P. Michael Thiel, e o Secretário para América Latina, P. Kurt Herrera, visitaram a Sede Nacional da IECLB, em Porto Alegre/RS. Os Ministros foram recebidos pelo Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, pela Secretária Geral, Diác. Ingrit Vogt, e pelos Secretários, P. Dr. Pedro Puentes, P. Dr. Mauro Souza, P. Altemir Labes, P. Marcos Bechert, Cat. Ma. Debora Konrad, Cat. Dra. Haidi Drebes e Fábio Machado Silva.

A OMEL, com sede em Hermannsburg, na Alemanha, é parceira da IECLB há mais de três décadas e as suas relações de cooperação são regulamentadas por convênios de 10 anos de duração. As parceiras querem apoiar-se mutuamente para fortalecer capacidades na promoção do trabalho missionário e diaconal em seus respectivos contextos por meio do intercâmbio de Ministros e Ministras, além da mobilização de recursos financeiros.

O encontro buscou discutir os termos da renovação do convênio IECLB/OMEL, bem como acompanhar a gestão dos diversos projetos apoiados pela OMEL. Outro tema do encontro foi a preparação do encontro global dos parceiros da OMEL, a ser realizado em abril/maio de 2018, em Porto Alegre, onde a IECLB contribui na preparação do evento. Deverão comparecer cerca de 35 representantes de Igrejas parceiras da Ásia, África e América Latina.

O Pastor Presidente fez uma apresentação das prioridades da atual gestão, sobretudo das contribuições que a Igreja quer dar ante a grave crise social, econômica e política que o Brasil atravessa. Ressaltou, ainda, a importância da parceria com a OMEL, que vem desde 1986, quando se firmou o primeiro convênio de cooperação.

O P. Michael Thiel atualizou as informações sobre recentes mudanças na OMEL, sobretudo do fechamento da sua escola de Teologia, há 4 anos, devido à diminuição considerável do envio de Missionários ao Exterior. A Obra Missionária reviu as suas estratégias de cooperação, privilegiando o fortalecimento das capacidades locais dos seus parceiros e promovendo o aprendizado em duas vias. Nas dependências da Escola de Teologia, está sendo organizada uma Escola Superior para Teologia Intercultural, que terá a capacidade para 150 estudantes de todo o mundo em nível de pós-graduação.

Também fizeram parte da agenda do encontro IECLB-OMEL a atualização de informações sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), Estatísticas e Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. A Coordenadora do Núcleo de Projetos, Gisele Mello, informou sobre as recentes mudanças na metodologia de trabalho com projetos, com a instalação de um Núcleo de Projetos com capacidade técnica de publicar editais para projetos missionários e diaconais e apoiar as Comunidades em processos de planejamento focado em resultados quando desejam trabalhar com projetos. Também os projetos apoiados pela OMEL receberam especial atenção quanto ao fluxo de informações entre os responsáveis pela execução dos projetos, a Secretaria Geral e a OMEL.

Os visitantes ainda puderam conhecer as atividades da Rede de Diaconia, coordenada pela parceria da Secretaria Geral da IECLB e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), bem como o trabalho realizado pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) em seus cinco Núcleos, alcançando, aproximadamente, 17 mil agricultores familiares organizados em diversas cooperativas. Com a participação do Coordenador do CAPA Núcleo Santa Cruz, Sighar Hermany, da Nutricionista Melissa Lenz e do casal de Agricultores Lori Sthil Weber e Clesio Luiz Weber, o grupo foi informado sobre a Campanha Comida Boa na Mesa. No final da tarde do dia 18, os representantes da OMEL foram recebidos pela Secretária Executiva da FLD, Pa. Cibele Kuss, e puderam conhecer e dialogar sobre as diferentes ações desenvolvidas pela Fundação Luterana de Diaconia.

Durante o dia 17, os representantes da OMEL visitaram o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e a Faculdades EST, em São Leopoldo/RS.

P. Altemir Labes
Secretário Adjunto para Missão e Diaconia
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br