Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria

Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Coronel Niederauer , 1070
CEP 97015-120 - Santa Maria /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3221-4558
santamaria.ieclb@hotmail.com
ID: 35

A tragédia de Santa Maria

27/01/2014

Há um ano, no dia 27 de janeiro de 2013, Santa Maria viveu a maior tragédia de sua história. Na madrugada daquele dia um incêndio na boate Kiss vitimou centenas de jovens que estavam no local se divertindo. Dos muitos jovens que lá estavam 242 acabaram se tornando vítimas fatais e outros tantos ficaram feridos, com queimaduras internas e externas. Até hoje continuam fazendo tratamento contra as queimaduras e para recuperar as capacidades pulmonares.

Um ano passou e as marcas e a dor da tragédia continuam presentes. Durante todo o ano de 2013 muitas atividades foram desenvolvidas na cidade em função do incidente. A grande busca em todos os momentos foi e continua sendo a busca por justiça através da responsabilização daqueles que tinham e têm a tarefa de fiscalizar a legalidade de cada estabelecimento. A cada mês, no dia 27, foram realizadas celebrações ecumênicas, sempre em comunidades diferentes, com o objetivo de trazer o apoio da Igreja aos familiares e vítimas da tragédia.

Este dia 27 de janeiro tem sido um dia de manifestações de apoio a todos aqueles que foram mais de perto atingidos. A Associação de familiares e vítimas da tragédia de Santa Maria (AVTSM) promoveu no final de semana um fórum sobre prevenção a tragédias e na noite deste dia acontece um grande ato ecumênico Im Memoriam na praça central. Em tudo isso o que se deseja, conforme diz o presidente da AVTSM, não é com que Santa Maria seja lembrada pela tragédia, mas como exemplo de prevenção.

Em tudo o que ocorreu o certo, porém, é que: “até aqui o Deus Eterno nos ajudou”, como diz em 1Sm 7.12.

P. Reinoldo Gluck Neumann
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br