Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria

Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Coronel Niederauer , 1070
CEP 97015-120 - Santa Maria /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3221-4558
santamaria.ieclb@hotmail.com
ID: 35

A tragédia em Santa Maria um mês depois

27/02/2013

O dia 27 de fevereiro de 2013, dia que marcou um mês da tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, foi marcado por uma série de atos em homenagem aos atingidos pela tragédia. Desde a madrugada até a noite aconteceram eventos. Na madruga grupos que se organizaram via internet, afixaram 239 faixas na região central da cidade com a inscrição ANDRADAS VIVA, em alusão ao local onde ocorreu a tragédia, e 239 corações vermelhos lembrando que vida continua a pulsar e as vítimas continuam sendo lembradas.

Às 08h aconteceu um minuto de barulho na cidade, quebrando o silencio que se fez presente neste um mês de luto que foi vivido. Neste horário centenas de pessoas estiveram reunidas na Praça Saldanha Marinho batendo palmas; os veículos acionaram as buzinas; os sinos das igrejas badalaram; apitos foram ouvidos; as escolas pararam as aulas e aderiram à homenagem. A cidade, mais uma vez, esteve mobilizada e mostrou-se solidária com os familiares das vitimas.

À noite aconteceu uma caminhada que reuniu mais de 2000 pessoas. A Arquidiocese de Santa Maria oficiou uma missa memorial na Básilica da Medianeira, e no auditório da ULBRA Santa Maria aconteceu uma celebração ecumênica Im Memoriam das vítimas e Ação de Graças pelos sobreviventes. Nesta celebração estavam presentes, celebrando, Pastores locais da IELB, o Bispo Dom Francisco da Igreja Episcopal e o P. Reinoldo Neumann da IECLB, além de outros religiosos da Igreja Episcopal e da Igreja Metodista que prestigiaram a celebração. A emoção tomou conta das mais de 250 pessoas presentes ao final da celebração quando foi assistido o clipe da música “Um novo domingo de sol” composta em homenagem às vítimas.

Ao todo foram 239 as vitimas fatais, além de tantas outras que sobreviveram, mas estiveram ou estão internadas, hoje ainda são 22 – em estado grave, em hospitais do estado. A vida na cidade vai, aos poucos, retomando o seu ritmo. Certamente a tragédia não será esquecida e vai mudar a forma de ação de muita gente. Que o ocorrido sirva de exemplo e motive o poder publico para ações concretas em favor da segurança da população, e ao povo como um todo pela busca da valorização da vida em todos os seus momentos. Que saibamos buscar lugares seguros para o nosso lazer, sem negligenciar a segurança, mas também sem paranoia alguma. Que a bênção e a proteção do Deus da vida esteja com os familiares das vítimas e com os sobreviventes.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br