Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria

Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Coronel Niederauer , 1070
CEP 97015-120 - Santa Maria /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3221-4558
santamaria.ieclb@hotmail.com
ID: 35

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria/RS começa a celebrar 150 anos

30/04/2015

Início dos festejos dos 150 anos da Comunidade de Santa Maria - RS
Início dos festejos dos 150 anos da Comunidade de Santa Maria - RS
Início dos festejos dos 150 anos da Comunidade de Santa Maria - RS
Início dos festejos dos 150 anos da Comunidade de Santa Maria - RS
1 | 1
Ampliar

O dia 19 de abril de 2015 marcou o inicio das comemorações dos 150 anos da Comunidade de Santa Maria/RS, a serem celebrados no dia 08 de abril de 2016. A programação de lançamento contou com a presença Mestre em Teologia e cantor sacro da IECLB Ernani Luis Gauger, que veio de Três de Maio/RS, brindar a comunidade com uma programação especial. A programação marcou também o lançamento da marca 150 anos da comunidade. A partir desta data todas as programações especiais da comunidade levarão esta marca.

Para pensar e elaborar a programação para o ano de comemorações foi formada uma comissão que conta com representantes de todos os departamentos da comunidade. Serão várias as atividades relacionadas a estes 150 anos. Que a comunidade possa neste tempo recordar sua história, dando graças a Deus por cada momento vivido. Parabéns a comunidade e todos os seus membros, que ajudaram, ajudam e ajudarão a construir a caminhada. Veja a seguir alguns trechos da palavra do presidente da Comunidade, Lauro Peiter, por ocasião da abertura das comemorações.

“... hoje é um dia muito especial, pois marca o início das comemorações dos 150 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria, que comemoraremos no dia 08 de abril de 2016. A Comunidade foi fundada em 08 de abril de 1866, com a denominação de Deutsche Evangelische Gemeinde, ou Comunidade Evangélica Alemã, de Santa Maria da Boca do Monte... Conforme consta em Ata registrada em 15 de maio de 1866, sob o número 464, na Secretaria do Governo em Porto Alegre, a primeira diretoria estava assim constituída: Presidente: Wilhelm Fischer; Secretário: Carl Friedrich Theodor Poetke; Tesoureiro: Heinrich Druck; Assistentes: Heinrich Eggers, Phillip Jacob Schirmer, Abraham Cassel e Johann Heinrich Drustz. Como pastor, foi eleito por unanimidade o Reverendo Hugo Alexandre Klein. Consta nos registros históricos, que a comunidade somava 105 sócios na data da fundação... A inauguração do templo ainda sem a torre, data de 14 de dezembro de 1873, cuja construção coube a João Miguel Adamy. Mesmo contrariando o Art. 5º. Da Constituição do Império, que proibia a forma exterior de templo nas casas de oração das religiões não católicas, inclusive o repicar de sinos, a Comunidade Evangélica encomendou cinco sinos. Estes foram fundidos em Bochum, na Alemanha, e chegaram à cidade em agosto de 1866. Três destinavam-se à Igreja de Santa Maria e dois à Igreja filial do Pinhal, hoje Itaara. A torre foi construída no ano seguinte, e os sinos da igreja local passaram a tocar em maio de 1887. A Comunidade sofreu um duro golpe em 19 de agosto de 1942, durante a segunda guerra mundial, quando o seu templo e arquivos históricos, foram alvo de criminosa destruição durante ataque e saques, onde foi queimada toda a documentação e tudo o mais que lhe pertencia, janelas quebradas... Foram perdidas quase sete décadas de registros históricos. Pouco restou da construção original, salvo a torre, as paredes externas e alguns complementos. As destruições e o medo obrigaram a Comunidade Evangélica a um período de vários anos de inatividade. Somente no ano de 1945, mediante um plano de contribuições, voltou-se à restauração e reequipamento da Igreja, casa pastoral e demais dependências... A data de hoje reveste-se de fundamental importância, pois além de representar o marco inicial das comemorações, dos 150 anos da fundação da comunidade em abril de 2016, representa o lançamento da marca 150 anos...”


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br