SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO PARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

23/08/2014

Seminário Capacitação Emergência
Seminário Capacitação Emergência
Seminário Capacitação Emergência
Seminário Capacitação Emergência
Seminário Capacitação Emergência
Seminário Capacitação Emergência
Seminário Capacitação Emergência
1 | 1
Ampliar

26 pessoas de sete Paróquias do Sínodo Uruguai e duas instituições de Palmitos estiveram reunidas nos dias 23 e 24 de agosto no CEFAPP em Palmitos, tendo como propósito a capacitação em situação de emergência. A temática foi assessorada por uma equipe da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). A necessidade desta agenda foi discutida por um grupo de pessoas do Sínodo Uruguai, da defesa civil, do MAB (Movimento Atingidos por Barragem) MPA (Movimento Pequenos Agricultores) junto com uma equipe da FLD após visita em algumas comunidades atingidas pelas cheias do Rio Uruguai e afluentes, no final do mês de junho.

A realização do seminário se deu não apenas tendo em vista as enchentes que são recorrentes, mas também porque nossa região sofre com secas que acontecem praticamente todos os anos. A assessoria pontuou cuidados que se deve ter quando ocorrem estes eventos. Destacou que as necessidades durante e pós trauma dizem respeito às seguintes necessidades: emocional, espiritual, cultural, mental, sociológico, material e biológico. A assessoria ainda destacou quatro dimensões da Diaconia: Intercessora (oração), prática, profética e ecumênica. Distribuiu o caderno Mecanismo de Atuação em Emergências e refletiu com o grupo vários textos do mesmo. O grupo reunido entende que enquanto Igreja é necessário promover novos encontros para refletir e preparar-se ainda melhor para colocar-se ao lado e junto das pessoas em meio ao sofrimento, mas também para promover ações de prevenção tendo em vista o cuidado de toda a criação de Deus.

O Seminário encerrou com uma meditação onde foram citadas as 7 obras de Misericórdia, baseado em Mateus 25. 31-46, quais são: Dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; visitar os doentes; acolher os estrangeiros e forasteiros; dar roupa e abrigo, visitar os encarcerados e sepultar os mortos. Concluo com uma frase de São Francisco de Assis que estava em um dos vídeos: Preguem o Evangelho constantemente, se necessário usem a palavra. Isso me lembra de uma canção que diz nem só palavra é amor, mas palavra unida a ação.

Agradecemos a FLD pelo trabalho e testemunho que vem realizando ao logo dos anos. Agradecemos os participantes deste seminário. Certamente outros seminários, com esta temática, serão agendados para os próximos anos. Desde já fica o convite tanto para os que participaram quanto para os que não puderam participar.


Autor(a): Pastor Sinodal Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
ID: 29585
COMUNICAÇÃO
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br