Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Seminário sobre Autismo: Família e Comunidade - Cerro Grande do Sul/RS

04/05/2019

Seminário sobre Autismo: Família e Comunidade - Cerro Grande do Sul/RS
Seminário sobre Autismo: Família e Comunidade - Cerro Grande do Sul/RS
Seminário sobre Autismo: Família e Comunidade - Cerro Grande do Sul/RS
1 | 1
Ampliar


A Coordenação de Diaconia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) através do Programa Diaconia Inclusão, em parceria com a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz em Cerro Grande do Sul, Sínodo Sul Rio-Grandense, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu o Seminário sobre o tema “Autismo: Família e Comunidade” em Cerro Grande do Sul-RS no dia 04/05/2019.

Reuniram-se na Câmara de vereadores da cidade, professores, autoridades, orientadores do Culto Infantil, senhoras da OASE e familiares de crianças com autismo, juntando ao todo 116 pessoas.

O Pastor Dr. Marcos Augusto Armange trabalhou maravilhosamente esse assunto tão fundamental para ser entendido nos dias de hoje. Na parte da manhã, abordou um pouco da sua experiência pessoal. Assim tirou muitas dúvidas dos participantes. Destacou que há um número crescente de crianças e adolescentes diagnosticados com autismo. Ressaltou a importância do diagnóstico precoce para que não haja agravamento da situação.

Na parte da tarde trouxe a teoria. Lembrou que o transtorno do espectro autista é uma síndrome comportamental, que se manifesta já nos primeiros anos de vida, causada por diferentes influências genéticas, neurológicas e ambientais, e que altera essencialmente o comportamento, a comunicação e, consequentemente, as interações sociais das crianças.

A Secretária Municipal da Educação e Cultura e representante da Paróquia no Conselho Sinodal, Andrea Wolfle Zenker afirma: “foi um dia muito informativo. Apreciamos cada palavra que o Pastor Marcos nos falou. Trouxe informações recentes e de forma muito prática, assim podendo efetivamente nos ajudar nas escolas e na sociedade. Muito pertinente o apelo para que fosse disseminado os sintomas e que quanto mais cedo diagnosticado autismo mais chances de podermos auxiliar no desenvolvimento da criança”.

A professora aposentada Osmilda Laux Bischoff e membro da Comunidade Luterana em Cerro Grande, comenta: “O Palestrante foi muito feliz na sua abordagem. Com competência e muita sensibilidade, conseguiu envolver os presentes, ao fundamentar a sua fala na experiência vivida com seu filho. A partir dessa caminhada pessoal e familiar o Pastor Marcos enriqueceu a palestra com aspectos históricos, científicos e legais sobre o assunto. Acredito que a partir desse seminário, o assunto autismo será visto com um novo olhar. Além do conhecimento adquirido, o palestrante abordou a “terapia do amor” que deve ser praticada por todos, e em especial, para com os autistas. Foi um dia de muito aprendizado e de esclarecimento de dúvidas. Um dia produtivo e muito agradável”.

Além, desses depoimentos, muitos elogios a iniciativa da promoção do seminário, bem como ao palestrante, foram proferidos. Somos imensamente gratos a IECLB que através do Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária ofereceu essa oportunidade de formação

Cerro Grande do Sul, 06/05/2019
Diaconisa Isolete Marcia Follmer
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br