Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Culto celebrado no Brasil e na Alemanha marcam a parceria entre os sínodos Vale do Itajaí e Nordfriesland

23/09/2018

IMG_4324
IMG_4331
IMG_4334
IMG_4297
IMG_4307
IMG_4311
IMG_4317
1 | 1
Ampliar

A parceria entre o Sínodo Vale do Itajaí e o Kirchenkreiss de Nordfriesland foi lembrada com uma celebração especial, no dia 23 de setembro, na Comunidade Cristo Redentor, em Timbó/SC. A mesma celebração também aconteceu na Marienkirche, na cidade de Husum, na Alemanha. O tema do culto foi sobre a importância e o cuidado que se deve ter com a água.

A pregação ficou ao cargo do pastor sinodal Breno Carlos Willrich quando lembrou que a água é algo que une cristãos e cristãs pelo batismo. Assim também enfatizou que o Vale do Itajaí é unido pela água e da mesma o continente americano e o europeu são unidos pelo Oceano Atlântico. “As muitas experiências que trocamos tem nos ajudado a cuidar com mais eficácia da espiritualidade de nossos membros. Diaconia, formação, liturgia, trabalho, crianças, sustentabilidade, missão, música, juventude, casais, ministério, igreja e turismo são algumas das áreas que pautaram o intercâmbio ao longo dos anos”.

No altar havia uma fonte de água na qual todos as pessoas beberam. No final da celebração esta água foi derramada no Rio Benedito que corre até o mar e que une brasileiros e alemães. Ambos os sínodos apresentaram um vídeo de saudação com a temática da água. A produção de Husum foi exibida em Timbó e vice-versa. O coro da Comunidade de Trindade participou da culto e apresentou especialmente a música Planeta Água, do cantor Guilherme Arantes.

O intercâmbio entre as duas igrejas propõe discutir temas comuns, sejam eles teológicos ou sociais. A troca de experiências e o conhecimento mútuo apontam para o cuidado com a criação, a responsabilidade cristã, a promoção de programas setoriais e a discussão de temáticas contemporâneas. Além disso, celebram-se os laços de amizade entre luteranos e luteranas.


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 49456

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br