Faltam apenas 500 dias para os 500 anos!

As Comunidades da IECLB celebram a Reforma

08/06/2016

Alemanha, século XVI: o Monge Lutero busca respostas sobre Deus. Ele as encontra na Bíblia. Descobre um Deus amoroso e que não vende o perdão. Isso se chama graça, recebida pela fé em Jesus Cristo, fé que nos deixa livres para servir. Essa descoberta de Lutero resultou no que chamamos de Reforma.

Na sua busca por paz com Deus, Lutero deixa o legado de uma nova compreensão das Escrituras Sagradas em todo o mundo. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é uma herdeira desse legado. Daí o convite para celebrar os 500 anos da Reforma em 2017!

O Jubileu será comemorado em 31 de outubro de 2017, mas, ainda neste ano, nos dias 18 e 19 de junho, já podemos iniciar os festejos, com a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos da Reforma! Como poderemos marcar essa data e peregrinar ao longo dos 500 dias até 31 de outubro de 2017?

Uma proposta é que as nossas Comunidades celebrem Culto. Para isso, foram disponibilizados recursos litúrgicos pela Presidência da IECLB, mas há a possibilidade de ‘mostrarmos a nossa cara’ de múltiplas formas, como, por exemplo: darmos um passo para fora do nosso Culto e dos nossos espaços de reuniões em direção à rua e à praça, para lá mostrarmos os trabalhos desenvolvidos em diversas áreas, tais como:
- Diaconia;
- Literatura;
- Caso a cidade tenha uma escola luterana, é importante mostrar o que é feito e levar alunos e alunas para fazerem apresentações;
- As mulheres (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE e Fórum de Reflexão da Mulher Luterana - FRML) podem se mobilizar para expor os seus trabalhos;
- Os homens (Legião Evangélica Luterana - LELUT) também podem mostrar o que fazem e ajudar na entrega de panfletos;
- Grupos de jovens (Juventude Evangélica - JE) e crianças, Corais das Comunidades e Grupos de Música/Bandas podem ser chamados para se apresentar;
- Representantes de organizações como o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), podem ser convidados a divulgar a missão, os objetivos e as ações que vêm sendo realizadas em âmbitos local e nacional.
- As autoridades locais também podem ser convidadas para participar.

As possibilidades são imensas. Então, vamos usar a criatividade para mostrar que as nossas portas estão abertas à sociedade! 

Importante é que esses momentos sejam registrados com fotos, vídeos e textos e posteriormente enviados para o Portal da IECLB, para que possam ser compartilhados com toda a Igreja e a sociedade em geral.

Entre os materiais de apoio previstos para a data, estão: selo comemorativo, banner permanente, banner de contagem regressiva, Liturgia, folder, ppt, spots para rádio, vídeos sobre a Reforma, arte para camiseta, além de release para a mídia.

Após o dia 18, até a grande comemoração, em 2017, outros materiais, como novos vídeos e spots para rádio e televisão, serão disponibilizados no Portal Luteranos.

Como destaca a Liturgia especialmente preparada para o fim de semana de 18 e 19 de junho de 2016:

Somos Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Somos parte da Igreja de Jesus Cristo. Junto com outras Igrejas protestantes no mundo, carregamos marcas que têm a sua origem no movimento da Reforma de 1517.

Em 31 de outubro de 2017, completam-se 500 anos da ação marcante praticada pelo Monge e Teólogo Lutero. Este é o motivo para marcar os 500 dias antes do Jubileu dos 500 anos da Reforma. Não queremos festejar nenhuma ruptura ou separação entre Igrejas.

Festejamos, sim, a nossa vocação e as características da nossa Igreja a partir do movimento que recebeu de Martim Lutero marcas claras. Queremos festejar a nossa presença e o nosso jeito de participar da missão da Igreja de Jesus Cristo no mundo.


Clique aqui para acessar os materiais desenvolvidos para as comemorações do Jubileu da Reforma Luterana, inclusive com recursos especiais para a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos!

 

Leia mais:

Ato de Lançamento dos 500 Anos da Reforma

500 Anos da Reforma Luterana: almoço-palestra com Jorge Gerdau Johannpeter

Dia da Reforma Luterana - 31 de outubro

- Lutero: Reforma - 500 anos (Jorev Luterano)

Para maiores informações, acesse, no Portal Luteranos, a página especial do Jubileu dos 500 anos da Reforma

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br