Luteranos em Contexto


Castelo Forte - 1983

Meditações de Martim Lutero

A 10 de novembro de 1483, entre as 23 e 24 horas, em Eisleben (hoje República Democrática Alemã), nascia um menino. No dia seguinte, seus pais o levaram ao batismo. Como era dia de São Martim, deram-lhe o nome do santo do dia: Martim Lutero. Ainda hoje se pode ver na Igreja São Pedro daquela cidade a pia batismal em que o menino foi batizado, e os turistas que chegam a Eisleben visitam a casa e o quarto onde ele nasceu. O mundo guarda a memória de M. Lutero.

E desde então passaram 500 anos. 1983 é o ano do quingentésimo aniversário de Martinho Lutero. Os editores de CASTELO FORTE viram nessa data ensejo para sair da rotina na edição deste devocionário. Em vez de meditações diárias escritas por pastores das duas igrejas luteranas brasileiras, oferecemos para cada dia de 1983 um trecho selecionado do que Lutero disse e escreveu como intérprete da Bíblia. Ouvindo falar o próprio Reformador, os leitores descobrirão nele, quem sabe, o profeta, o cura d'almas, o reformador. Os editores de CASTELO FORTE vêem a Lutero tal como o mostra a pintura de Lucas Cranach que estampamos na capa: um homem que nada mais quer ser do que um João Batista - um dedo apontando para Cristo.

Cada semana aborda um tema, com um grupo de assuntos relacionados. Isso faz com que a edição de CASTELO FORTE 1983 seja mais do que um devocionário anual. O leitor há de preservá-lo, pois terá prazer em consultá-lo sobre certos temas e passagens bíblicas, e terá nele quase que uma teologia luterana. O índice de assuntos e o índice de passagens bíblicas tornam o livro ainda mais prático. Cada assunto traz o conjunto de assuntos do tema ao qual está inserido, num índice ao final do texto.

Quingentésimo aniversário de Lutero - nós o comemoramos não para que os olhares se prendam no homem nascido em 10 de novembro de 1483, mas em Cristo, para o qual aponta com tanta insistência e de maneira tão convidativa.

(Adaptado da apresentação do Castelo Forte de 1983)

Veja:
Meditações de Lutero - Títulos dos Temas
Meditações de Lutero - Temas e Assuntos
Meditações de Lutero - Ordem de Assuntos
Meditações de Lutero - Ordem de Passagem Bíblica
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2016 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br