Tema do Ano 2015 - Guia de Estudos

16/03/2015

A IECLB é uma Igreja que caminha junto com o seu povo e, nesta caminhada, procura ouvir atentamente e compreender o que ele tem a dizer. Ao mesmo tempo em que é uma Igreja que ouve, ela é, também, uma Igreja que tem o que dizer. A IECLB é portadora da mensagem da salvação e da justificação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo. Ela defende que as pessoas são libertadas pela graça de Deus e, assim, são livres para viver seu Batismo no dia a dia, colocando sinais do Reino de Deus. Ouvir e falar. Ouvir para depois falar. Esta é a dinâmica.

O Guia de Estudos Tema e Lema 2015 propõe reflexões e dinâmicas que querem fomentar o diálogo sobre ouvir e falar nos diferentes grupos existentes nas comunidades e instituições da IECLB. O Guia pretende ser um auxílio útil na caminhada durante o ano de 2015.

A equipe elaboradora trabalhou a partir da ideia de que a comunidade e os grupos nela existentes são ou podem ser locais acolhedores e seguros, onde as pessoas podem falar e ser ouvidas, tanto em suas alegrias e esperanças quanto em suas tristezas e angústias. As dinâmicas apresentadas procuram proporcionar exercícios de escuta atenta e de fala responsável. Jesus e as pessoas que ele encontrou pelo caminho escutaram e falaram. Assim também é quando Jesus se encontra conosco. Nem só falar, nem só ouvir. Ouvir e falar na medida certa, com equilíbrio, com respeito, com sabedoria.

O Guia apresenta um texto-base sobre o Tema e o Lema, cuja leitura é fundamental para a compreensão e a aplicação dos estudos. Nele estão contidas afirmações bíblicas, teológicas e confessionais que fundamentam as reflexões e dinâmicas que integram os estudos. Estes, por sua vez, foram elaborados para atender as diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e pessoas idosas). Eles levam em conta a especificidade de cada público. No entanto, as dinâmicas apresentadas em cada um deles também podem ser adaptadas para o trabalho com outras faixas etárias. Sintam-se livres para fazer uso do material da forma que entenderem melhor. Na seção de Recursos Complementares, vocês ainda encontrarão mais alguns elementos que poderão ajudar a complementar os estudos.

O Tema do Ano continua sendo uma das ações de maior abrangência na IECLB. A sua apropriação, o seu estudo e as ações que dele decorrem certamente ajudam a manter e a fortalecer a unidade da nossa Igreja. Que este material seja uma bênção na vida das pessoas que por ele forem alcançadas.

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Secretário da Ação Comunitária
Pela Equipe Elaboradora


Para acessar o Guia de Estudos do Tema do Ano 2015 , clique aqui

COMUNICAÇÃO
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br