"viDas em Comunhão" com uma Praça

Comunidade na Bahia promove Concurso Fotográfico motivada pelo Tema do Ano

30/09/2014

Entrega certificados de Certificados de Participação
Palavra de abertura com hino Cidade da Paz
Ganhadora recebendo seu certificado e a Máquina Fotográfica
Ao final todos juntos
1 | 1
Ampliar

Na noite do dia 30 de setembro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Teixeira de Freitas premiou os ganhadores do concurso fotográfico sobre a Praça Ceará. O evento foi realizado na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, em frente à Praça Ceará, no Centro da cidade, estabelecendo também uma relação ecumênica. O concurso teve como tema “Praça Ceará: realidade e esperança”, com o objetivo de retratar a atual situação da praça colaborando na justificativa e nas ações do “Projeto Paz da Praça”.

O projeto “Paz na Praça” foi desenvolvido e motivado pela comunidade, a partir de reflexões sobre o tema e lema do ano, ligado a missão urbana. A ideia foi de, junto com moradores, “adotar” uma praça da cidade e promover a união, o acolhimento e a paz na vizinhança, através do cuidado e preservação do local. E o concurso fotográfico foi uma maneira de envolver pessoas e retratar a realidade (contrária à paz), mas também a esperança de mais paz na cidade.

O concurso teve 14 participantes, não só da vizinhança em torno da praça, mas de pessoas de outros bairros e até de outras cidades e estado (visitantes em férias). De acordo com o regulamento do concurso, cada participante poderia enviar no máximo, 5 fotos recentes dando um título a sua obra fotográfica. Ao total foram recebidas 67 fotos, das quais 14 foram pré-selecionadas e 5 premiadas. Todos os 14 participantes receberam certificado de participação no concurso, e os 5 ganhadores tiveram premiação O 1º lugar ganhou uma máquina fotográfica digital (apoio Foto Arte); o 2° Lugar: três meses de musculação (oferta da Maison Academia); o 3º Lugar: curso teórico para 1ªhabilitação (da Autovia); o 4º Lugar: uma cesta com livros (presente da Arte Vida) e o 5ºLugar: uma Bíblia capa de luxo com HPD (ofertada pela Comunidade Evangélica em Teófilo Otoni).

Comissão Julgadora foi composta por três pessoas: Maria Helena N. Silva (Diretora do Colégio Anchieta); Guilherme Lieven (Pastor Sinodal da IECLB) e Cid Chaves Neto (Fotógrafo da Foto Arte). Foram três olhares distintos: um pedagógico, um teológico e outro profissional. As fotos foram enviadas aos jurados pela internet sem o nome de concorrentes e as resposta computadas pelo P. Evandro, coordenador do Concurso. Foi necessário 2º turno, tamanha a diversidade de olhares e de qualidade das fotos bem como de opiniões dos jurados.
“Estou muito feliz em ter ganhado, e poder mostrar a realidade da Praça Ceará e que assim possamos buscar ajuda para melhorá-la”, disse Irene Dohler Chaves ganhadora do 1º lugar. E complementou: “O concurso mostrou o carinho que as pessoas têm com a Praça Ceará, e o anseio de todos para que ela seja preservada.”.

Antes da projeção das fotos em slide e a premiação foram informados encaminhamentos e avanços do Projeto Paz da Praça: Audiência com Secretário de Meio ambiente da Prefeitura de Teixeira de Freitas, para pedir esclarecimentos e também solicitar que a Unidade Básica de Saúde - UBS, que estava prevista para ser construída no local onde é a praça hoje, fosse revista e que a construção seja em outro local, já que a praça é um patrimônio público e um bem de todos; elaboração de uma pesquisa de opinião a ser aplicada junto aos moradores sobre expectativas da comunidade sobre como deveria será a praça e também sobre procedimentos com o lixo domèstico; elaboração de uma proposta de Projeto Paisagístico com o o apoio de uma proficional da área integrante da Comissão; abaixo assinado encaminhado ao Ministério Público solicitando a construção da UBS em outro local, mas não na área da Praça (fato este que colaborou na chamada de uma audiência pública por parte da Promotora de Justiça da cidade que ratificou que a praça pública dever ser preservada na sua função original. O desafio agora é buscar o apoio da Prefeitura e de entidades privadas para a revitalização da Praça Ceará.

A pequena Comunidade da Área Missionária Leste de Minas e Sul da Bahia celebrou com alegria esta etapa de reflexão e prática a partir do tema do ano de 2014. As VIAS de COMUNHÃO se ampliaram e a VIDA, no seu aspecto mais amplo, foi preservada. A ORAÇÃO e a PROCURA pela PAZ DA CIDADE foram exercitadas. O evento teve cobertura jornalística e a reportagem completa pode ser acessada no http://www.sulbahianews.com.br/entretenimento/24469/comunidade-luterana-premia-ganhadores-do-concurso-fotografico-sobre-a-praca-ceara-01-10-2014/
 


Autor(a): P. Evandro Jair Meurer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Teófilo Otoni (MG)
ID: 30101
COMUNICAÇÃO
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br