A Rosa de Lutero

Palavra do Pastor

01/10/2009

Para muitos o mês de outubro é como outro qualquer. Mas para os Luteranos têm um significado especial: A Reforma. É através da descoberta de Martin Luther de que o “justo viverá pela fé”  (Romanos 1.17), que a palavra de Deus ressurgiu das cinzas.

Motivado pela fé em Cristo Jesus, Martin Luther nos deixa ensinamentos muito valiosos. Você por acaso sabe o que ele quis expressar ao pedir para a sua esposa, Katarina Von Bora, confeccionar a Rosa?

Este emblema, que está presente em muitas de nossas comunidades, expressa de forma muito bonita  o amor de Deus revelado em Jesus Cristo.

  C R U Z   P R E T A  No centro do emblema está a cruz pintada de preto. Ela quer lembrar a maneira como Deus veio ao nosso encontro. Ela lembra que a fé no Jesus crucificado nos salva. Em Jesus podemos reconhecer os braços de Deus que se abrem em favor dos que sofrem e padecem.

 C O R A Ç Ã O   V E R M E L H O   A cruz preta é rodeada por um coração vermelho. Através do coração vermelho, Lutero quis mostrar que a fé quer envolver toda a nossa vida, ou seja, nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas atitudes. Da mesma forma como Jesus agiu em favor das pessoas humildes, aflitas e necessitadas, assim nós também podemos agir.

 R O S A  B R A N C A  A rosa branca assinala que a fé nos dá consolo, alegria e paz. A rosa é branca e não vermelha, porque a cor branca é símbolo de paz. O coração vermelho (nossa vida) descansa sobre a rosa branca (a paz de Cristo). Quando a cruz de Cristo tem lugar em nossa vida, ocorre uma transformação que traz verdadeira alegria e paz.

 F U N D O  A Z U L  Azul é a cor do céu e o fundo sobre o qual estão colocados a cruz, o coração e a rosa branca. Isto nos quer lembrar que, assim como Cristo veio ao nosso encontro, Deus também está conosco. Podemos viver com e para Deus como sinais do seu Reino aqui e agora.

 A N E L  D O U R A D O  O anel dourado representa a vida que recebemos através da cruz e ressurreição de Cristo. A vida é mais valiosa do que as coisas mais preciosas do mundo. O anel  não tem início e nem fim e nos lembra que no caminho da cruz encontramos a felicidade que dura eternamente.

Que o Espírito Santo sopre sobre nossas vidas e nos faça testemunhar a fé baseada e fundamentada naquele que morreu e ressurgiu por nós na cruz: Jesus Cristo.

Pastor Ernani
 


Autor(a): Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8632
REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br