Anunciar a misericórdia de Deus entre as nações

Senhas diárias

11/08/2018

O salmista está exaltando a misericórdia de Deus. Seu cântico aponta para a bondade do Senhor e para a certeza de que suas dores e dificuldades não estão ocultas aos olhos de Javé. Ele diz que seu clamor chega aos ouvidos do Senhor e por isso cantará louvores a Ele onde estiver. Esta palavra do salmista revela o propósito que o Senhor tinha com Israel ao formar um povo a partir de Abraão, libertá-lo do Egito e conduzi-lo à terra prometida: Ser conhecido pelo testemunho do seu povo entre as nações. Fazer com que as nações vejam a expressão de gratidão e escutem o louvor é o testemunho que Deus sempre esperou de Israel. Israel era o povo escolhido e predileto de Deus e assim deverias agir para anunciar o amor do Senhor por todos os povos e nações, querendo acolher todos sob sua mão e para viverem um novo tempo.
Esse testemunho diante das nações se estabelece de forma definitiva com Pentecostes. Não há mais como esconder a ação de Cristo neste mundo e pelo mundo. Os povos começam a escutar em sua própria língua as maravilhas de Deus e a salvação posta em Cristo Jesus. Mesmo que os discípulos quisessem calar, ou manter apenas entre as pessoas de língua hebraica/aramaica, o Senhor, pela ação do Espírito, fez com que a boa nova chegasse plenamente compreensível aos ouvidos das pessoas que a escutavam, mesmo que de outro idioma. Ao mesmo tempo, Deus toma o propósito, com a ação em Pentecostes, de não esperar apenas pela ação dos discípulos, mas o Espírito age além das possibilidades dos próprios discípulos. A hora chegou e precisa ser aproveitada ao máximo. E o máximo é o maior número possível de pessoas entenderem a mensagem e a levarem para seus próprios países. Assim se fez e nós continuamos com esta tarefa de anunciar a todos que for possível esta ação e presença do Senhor entre nós.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 48321
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br