Comunidade em Belo Horizonte

Sínodo Sudeste



Rua Dona Salvadora , 37 - Serra
CEP 30220-230 - Belo Horizonte /MG - Brasil
Telefone(s): (31) 3281-1988 | (31) 9980-30286
belohorizonte@luteranos.com.br
ID: 363

Por que Jesus não tomou vinho na cruz?

Estudo Biblico

20/07/2016

(Várias pessoas podem participar lendo por parágrafos)

Hinos:

Acolhida: O tema desse estudo bíblico quer nos ajudar a refletir sobre o sofrimento. O que a Bíblia diz sobre o sofrimento? Como Deus pode me ajudar diante de uma situação de sofrimento inevitável?

Saudação bíblica:
Iniciemos este encontro em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ouçamos as palavras de Deus que dizem: Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não te queimarão. Pois eu sou o Eterno, o seu Deus, o teu Salvador. (Is 43.2-3)

Oração:
Ando inquieto, Senhor. Tenho saudade de paz em ti, e não a encontro. Tu me conheces, Senhor. Mostra-me a verdadeira causa de minha inquietação, do medo do silêncio, do temos das pessoas. Livra-me desta ansiedade, Senhor. Ajuda-me a reencontrar paz e tranquilidade. Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador. Amém.

Introdução:
Segundo os Evangelhos, quando crucificaram a Jesus, ofereceram-lhe bebida em duas oportunidades. A segunda vez é a mais conhecida. Foi quando Jesus já estava pendurado na cruz, antes de morrer. Vamos ler Marcos 15.36.

Não se trata do vinagre que usamos hoje na cozinha, mas de uma bebida forte que os soldados costumavam beber (Jo 19.29)). Em outros textos da Bíblia podemos ler mais sobre esse vinagre: (Ler Números 6.3 e Rute 2.14).

Mas tem uma bebida anterior a essa que ofereceram a Jesus, e ele não quis tomar. Isso aconteceu quando Jesus chegou ao Gólgota e antes de ser crucificado. Ali ofereceram-lhe vinho com mirra, mas Jesus não aceitou beber (Mc 15.23).

Por que, durante a crucificação, ofereceram vinho a Jesus?
Antigamente existia o costume de dar vinho misturado com aromas, para anestesiar os condenados à morte. (Ler Provérbios 31.6-7).

Mas porque Jesus recusou beber esse vinho anestesiante ante da crucificação?
Algumas igrejas usam essa atitude de Jesus de rejeitar beber vinho antes da crucificação para proibir a bebida alcoólica para os cristãos. No entanto, os Evangelhos nos dizem que durante a sua vida, Jesus muitas vezes tomou vinho (Mc 2.16). Os adversários de Jesus até o chamavam de “glutão e bebedor de vinho” (Mt 11.19).
Conhecemos a angústia de Jesus no Jardim Getsêmani, antes da sua prisão. Jesus chegou a pedir a Deus: “Pai, para ti tudo é possível, afasta de mim este cálice, mas ..... não seja o que eu quero, mas o que tu queres”(Mc 14.36).

A resposta ao fato de Jesus ter rejeitado o vinho antes da crucificação parece estar na sua última ceia com os seus discípulos. Ali Jesus tomou o pão e o cálice, deu graças a Deus e os repartiu com os seus discípulos dizendo: Esse cálice é a nova aliança no meu sangue. Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até o dia em que o hei de beber de novo no reino de Deus (Mc 14.25).

O nazireado
No Antigo Testamento sabemos que entre os judeus havia uma instituição religiosa chamada de NAZIREADO (Ler Números 6.1-21)
O nazir ou nazireu se convertia em uma pessoa especial, uma pessoa sagrada. Durante o período de sua consagração a Deus, o nazir – basicamente – não podia fazer três coisas: Cortar o cabelo (inclui a barba), aproximar-se de um cadáver e beber vinho. Ao fim do período de sua consagração, o nazireu devia oferecer um sacrifício no templo, cortar o seu cabelo e voltar para a vida normal.

A Bíblia relata alguns nazireus famosos: Sansão (Jz 16.17), Samuel – foi sua mãe que o consagrou (1Sm 1.11), também Jonadab, filho de Recabe, que era um fanático religioso, que levava uma vida muito especial de abstinência e consagração a Deus. Os seus seguidores de Jonadab fundaram uma seita judaica chamada “os recabitas”, os quais dormiam em casas, não plantavam nada e não tinham nenhum tipo de propriedade (Jeremias 35.6-7). Também João Batista foi um nazir que nunca bebeu vinho e viveu no deserto, afastado de toda impureza (Lc 1.80; 7.24). Até o apóstolo Paulo fez um voto de nazir(Atos 18.18).  Desta forma, Jesus parece ter-se dedicado como nazir na última ceia. Por isso, Jesus rejeitou o vinho que lhe ofereceram antes da crucificação.

Mas porque Jesus se consagrou a Deus horas antes de sua morte?
Parece que o evangelho de Marcos queria mostrar que esse Jesus que come e bebe vinho (2,16), que se emociona (3,5), que adormece (4,38), que fica assombrado (6,6), que geme (8,12), que se indigna (10,14), que tem fome (11,12), etc..., esse Jesus era uma pessoa especial - dedicada a Deus.
No entanto, outros nazireus se entregaram a Deus por um tempo e concluíam a sua consagração com um sacrifício no templo, Jesus concluiu seu nazireado com o maior sacrifício possível: o sacrifício de sua própria vida na cruz.

Atualizando a mensagem:
Os Evangelhos nos querem mostrar que no momento mais difícil, no momento de maior sofrimento, quando não foi possível evitar o sofrimento, nesse momento Jesus se consagrou a Deus, Jesus se colocou totalmente nas mãos de Deus. E Deus o aceitou, o acompanhou e esteve com ele durante toda a sua agonia.
Nas horas dolorosas da vida humana, as pessoas geralmente se revoltam contra Deus, acham que Deus está distante, que Deus não se importa com o sofrimento das pessoas. É difícil crer em Deus quando se está subindo numa cruz, quando se sente a carne desgarrar-se no corpo, quando se recebe a notícia de um câncer já bem avançado. Pelo exemplo de Jesus, nesses momentos somos chamados a nos consagrar a Deus, a entregar nosso sofrimento nas mãos de Deus, e fazer o tratamento confiando em Deus acima de todas as coisas. Quem passa por essa experiência certamente sai transformado dessa situação de sofrimento. E jamais seguirá sendo a mesma pessoa de antes.

Momento de diálogo (5-10min)
- O que vocês acharam do estudo de hoje?

Oração:
Deus meu, tu me guardaste em dias de alegria e em dias difíceis. Sempre de novo me revelas o teu amor, a tua companhia em todos os momentos. Por isso te agradeço e te louvo. Ajuda-me a confiar em ti, Senhor. Não me desampares na hora da fraqueza, não me deixes só no momento do sofrimento. Ensina-me mais e mais a pensar naquilo que serve para a minha paz. Também te pedimos por....... (mencionar pessoas ou situações difíceis) ............. Abre a todos os ouvidos para ouvir a tua voz que diz: Vinde a mim todos (as) que estais cansados(as) e sobrecarregados(as), e eu vos aliviarei. Abre-nos, Senhor,  as portas da esperança pelas quais possa entrar a tua infinita bondade.  Pai Nosso...........

Hino final:
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 23 / Versículo Final: 36
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 38738

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br