Comunidade em Belo Horizonte

Sínodo Sudeste



Rua Dona Salvadora , 37 - Serra
CEP 30220-230 - Belo Horizonte /MG - Brasil
Telefone(s): (31) 3281-1988 | (31) 9980-30286
belohorizonte@luteranos.com.br
ID: 363

A Lei deve ser reinterpretada com o critério do amor.

22/12/2016

Gálatas 4.4-7

A Carta aos Gálatas foi escrita pelo apóstolo Paulo . A Galácia era parte do que hoje conhecemos por Turquia. O apóstolo Paulo criou ali novas comunidades cristãs. Nessa região havia também algumas comunidades judaicas.

O apóstolo Paulo não morava ali, mas certo dia recebe a notícia que algumas pessoas influentes na comunidade dos gálatas estavam questionando os seus ensinamentos. O apóstolo Paulo ensinava que a partir dos ensinamentos de Jesus, somos livres das obrigações religiosas judaicas. Já não era necessário converter-se ao judaísmo para ser cristão. Que não era necessário memorizar as centenas de leis do Antigo Testamento, que a separação entre homens e mulheres, entre escravos e livres, entre judeus e estrangeiros – tudo isso havia mudado a partir de Jesus Cristo. Já não havia diferença entre as pessoas. A fé cristã nos torna todos iguais.

As comunidades judaicas entraram em conflito com esses ensinamentos do apóstolo Paulo. Para elas, o importante era respeitar a tradição judaica, as leis do Antigo Testamento. A solidariedade não era importante.

Paulo no entanto, ensinava que a tradição era algo secundário. Que Deus não é somente o Deus dos judeus, mas de toda a humanidade. O mais importante para Jesus era que cada pessoa produzisse bons frutos da fé. Isto é: ser solidário, ser paciente, ser bondoso, ser tolerante, viver o amor ao próximo. Para o apóstolo Paulo, a fé cristã deveria tornar as pessoas mais humanas, mais respeitosas entre si. Deus pede que sejamos pessoas melhores no relacionamento umas com as outras. Ir na igreja, mas não aplicar a vontade de Deus na nossa vida – para o apóstolo Paulo – isso não dá. Jesus mostra em sua vida, em seu comportamento, como Deus gostaria que cada pessoa vivesse. E é nisso que todos devemos nos espalhar.

As leis – escritas e não escritas – que separam as pessoas e as jogam umas contra as outras devem ser relativizadas. As leis do Antigo Testamento devem ser reinterpretadas pelo critério do amor, do cuidado com os(as) outros(as), pela necessidade de uma vida justa , de direitos iguais e da prática do amor acima de qualquer lei.
A inteligência sem amor, te faz perverso
A justiça sem amor, te faz ser uma pessoa cruel
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita
O êxito sem amor, te faz arrogante
A riqueza sem amor, te faz ser ganancioso
A autoridade sem amor, te faz tirano
O trabalho sem amor, te faz uma pessoa amargurada
A lei sem amor, te escraviza
A fé sem amor te deixa fanático
A vida sem amor...não tem sentido

O apóstolo Paulo ensina um novo jeito de ser e viver. O cristianismo deve ensinar as pessoas que jamais devemos separar o amor de Deus. Quem não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor (1João 4.8). E quem ama, sabe que há momentos de tristeza, de frustração na vida. A vida não é sempre uma maravilha.

Tem pessoas que pensam que a vida só é abençoada por Deus se ela sempre for uma vida boa. Que Deus só é bom se ele sempre fizer a minha vontade. Que problemas na vida – significam falta de bênçãos de Deus, ou até castigo de Deus por algum pecado cometido. Quem pensa assim tem uma fé equivocada. As dificuldades, as derrotas, os insucessos, as desgraças são coisas normais da vida. Elas acontecem! A fé em Deus nos quer dar o entendimento de que essas coisas nos ajudam a crescer a amadurecer como ser humano. É através dos problemas que nós aprendemos a viver melhor.
É isso que o apóstolo Paulo ensinava para as suas comunidades. As dificuldades da vida não são castigo de Deus. São maneiras que Deus utiliza para nos mostra a sua vontade.

A mensagem do Natal é que Deus vem a esse mundo, vem morar conosco. Ele no entanto, não vem para nos impor algo, ou nos obrigar a obedecer as suas leis. Deus não vem para impor, ou para obrigar – ele vem para nos atrair.

“O reformador Martin Luther ensinava assim: Esta é a fé da misericordiosa graça que a palavra de Deus e a sua obra exigem: que você creia que Cristo nasceu para você e que o seu nascimento aconteceu para o seu bem. Pois a Escritura Sagrada não afirma apenas: Cristo nasceu, mas diz: Nasceu para vocês. Também não afirma apenas: Eu anuncio uma alegria, mas diz: Eu anuncio uma alegria para vocês.”

Essa é a mensagem do Natal: Deus abriu as portas do céu e desceu até nós. Não veio como turista. Também não veio para ser um tirano. Veio para morar conosco. Veio para compartilhar nossa vida e nos mostrar a vontade de Deus.

Que essa mensagem do Evangelho e do Natal, nos façam ser seres humanos melhores. Não é somente o ano de 2017 que precisa ser diferente e melhor. Não são somente as coisas ao meu redor que precisar ser melhores. É cada um de nós que precisa ser diferente.

Esse é o desejo de Deus para cada um de nós. Esse Deus do Amor nos oferece uma nova chance, uma nova oportunidade. Nesse sentido, desejo a todos vocês um Feliz Natal.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo,
o amor de Deus, nosso Pai
e a comunhão do Espírito Santo, estejam com todos nós. Amém. 


 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Gálatas / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40767

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br