Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

PALAVRA DO PASTOR

24/03/2017

Que o Senhor faça com que cresça cada vez mais o amor que vocês têm uns pelos outros e por todas as pessoas...”
(1 Tessalonicenses 3.12)


Estamos vivendo em nosso país e no mundo crises e tensões. Insegurança quanto ao futuro paira no ar. O que fazer? Que caminho escolher? O caminho da violência, da discriminação, do preconceito, do levantar muros, do isolamento, do cada um salve-se como puder, que estamos acompanhando diariamente nos meios de comunicação? Também na época do apóstolo Paulo a realidade era de insegurança e incertezas. Muitos medos, conflitos e perseguições afligiam os cristãos do primeiro século. No entanto, o que Paulo recomenda a eles? Ele diz: “Que o Senhor faça com que cresça cada vez mais o amor que vocês têm uns pelos outros e por todas as pessoas...” Seu desejo é que esta comunidade, mesmo em meio à tribulações, permaneça unida no amor que Deus revelou ao mundo em Cristo Jesus.

A palavra chave do apóstolo para manter a comunidade unida mesmo em meio à dificuldades é o amor de Cristo. Quando temos como fundamento na vida o amor de Deus revelado em Jesus Cristo o caminho não será o da violência, da discriminação, do preconceito, do levantar muros, do isolamento, mas do carregar a cruz uns dos outros. A Quaresma nos lembra que Deus em Cristo carrega a nossa cruz, toma sobre si os nossos pecados, para nos libertar a viver em amor e esperança uns com os outros. O amor de Deus revelado em Jesus não escolhe o caminho da violência, mas do perdão e da reconciliação. É amor que salva, amor que estende a mão não para erigir muros, mas para aliviar a dor e o sofrimento do outro, da outra. É amor que não dispersa e isola, mas que irmana diante das inseguranças e necessidades da vida. 

É este amor que também Lutero descobriu e o fez alegre jubilar e sem medo a serviço de uma Reforma se colocar. Desejo, por isso, que o amor de Deus revelado em Cristo Jesus ao mundo, com o qual o apóstolo Paulo orienta a comunidade dos Tessalonicenses, também seja o nosso alicerce nas reformas que temos que realizar em nossas vidas, em nossas famílias, em nossa comunidade, em nosso país e no mundo. Pois este amor não priviligia uns em detrimento dos outros. É amor que busca, sobretudo, cuidar, proteger e salvar a vida. É amor que não abandona, mas que carrega o outro em meios aos sofrimentos e dores da vida.
Senhor, obrigado pelo teu amor em Cristo. Somente ele é capaz de nos carregar e manter unidos diante das crises, sofrimentos e inseguranças da vida. Ajuda-nos para que ele seja o fundamento de nossos gestos e atos nas muitas reformas necessárias para uma vida digna para todos e todas. Amém.

Pr. Ernani Röpke
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41658

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br