Eis que tudo se fez novo.

“ E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. ” 2 Co 5.17

05/01/2017

Hoje, no dia 27 de dezembro de 2016, indo tomar café na padaria, pensei sobre a temática dessa meditação. Eu sentei e ao olhar a xícara de café pensei sobre como todos nós estamos empenhados e empenhadas, em passar o final de ano, com pessoas amáveis e nossos familiares, muitos de nós viajaremos ou receberemos visitas. Na expectativa do findar do ano de 2016 e início de um novo ano.

No caixa resolvi levar um jornal. Quais serão as notícias? As manchetes do jornal não trouxeram boas notícias, separei as 3 que mais me chamaram a atenção: Primos matam a socos e chutes ambulante que defendeu gays, a segunda: Mãe é acusada de torturar filha de 7 anos e a última: Polícia acha ossos na casa da suspeita de matar grávida, no Jornal Extra / Rio de Janeiro – 27/12/2016.

Pois bem, o Evangelho significa boas novas, boas notícias de salvação. Karl Barth teólogo protestante dizia que o cristão deve carregar em uma das mãos a bíblia e na outra um jornal, ou seja não podemos viver alienados desse mundo. Jesus Cristo advertiu em João 16.33: “ Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. ” O jornal retratou a triste realidade, de nossa sociedade brasileira, com uma gritante desigualdade social. Isto está produzindo muita violência. Nossas aflições nesse ano de 2016 foram inúmeras pareceu um apocalipse. Contudo, mesmo sendo um cenário trágico, a esperança nunca pode desaparecer, a fé produz ânimo para que possamos enfrentar as adversidades. O agir de Deus para libertar o ser humano do pecado e da miséria chegou ao seu apogeu em Jesus Cristo.

Está chegando um novo ano - a nossa esperança é de que “tudo se fará novo”. Esse poder de renovação só poderá vir de Deus e temos que nos agarrar nas promessas que vêm, desse versículo, escrito pelo apóstolo Paulo, em 2 Co 5.17: “ E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. ”

Necessitamos desse novo ânimo em Cristo, somente ele poderá nos livrar do mal deste mundo. Em Cristo poderemos declarar que 2017 será o ano da mudança, em nós e no Brasil e essa mudança começa nos pequenos gestos e hábitos.

“Não procure mudar o mundo, nem os outros, nem as situações, pois a verdadeira transformação ocorre de dentro para fora, trazendo um novo sentido para a vida. Quando você se transforma tudo ganha um novo prisma e Deus interage com você. O que foi feito não pode ser mudado, mas uma atitude nova pode transformar qualquer situação. ”
 


Autor(a): P. Francisco Rafael Soares dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 40881
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br