FESTA JUNINA. QUEM É O ANIVERSARIANTE?

27/06/2016

João Batista anuncia: Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês. Mc 1.4. Jesus disse ao iniciar seu Ministério: Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho. Mc 1.15.

Estamos no tempo das festas Juninas. Época em que pipoca, quentão, rapadura, pinhão e outros doces tem lugar reservado na culinária do povo brasileiro. É São João. Este João que lembramos foi e é um homem importante para a fé cristã.

Quando lembramos de uma personagem da Bíblia sempre trouxemos junto a sua obra. Em momentos importantes da história do povo de Deus, pastores e pastoras relembram a ação de Deus no meio do povo. João foi um personagem importante e o apóstolo Paulo mostra isso quando fala a judeus que moram em Antioquia, uma cidade ao norte de Jerusalém. Este testemunho está em At 13.13-26.

Quem era este João Batista? Muitos lembram dele como sendo uma pessoa simples que vive no deserto se alimentando de mel e gafanhotos, como nos contam os Evangelhos. Mas o que ele fez para que fosse importante para nós? Esta resposta é o centro da questão. João dizia: Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês. João Ficou conhecido como João, o Batista: João Batista.

O que a mensagem de João tem a nos ensinar hoje? Arrependam-se de seus pecados. Este anúncio custou a vida de João Batista. João fazia a leitura da realidade do povo e teve coragem de criticar Herodes, uma espécie de governador da Palestina. João viu no abuso de poder uma forma de escravidão e de afastamento de Deus. Só a mudança profunda, a conversão para Deus poderia colocar o poder a serviço da vida de filhos e filhas de Deus.

João Batista foi corajoso ao denunciar os erros e os pecados de autoridades da época. Este governador cobrava altos impostos dos judeus, o que empobrecia as pessoas e muitas se tornaram escravas porque não tinham dinheiro para pagar os impostos, a fome aumentava enquanto os governantes ficavam cada vez mais ricos às custas das pessoas que trabalhavam para ter o pão de cada dia.

João foi enviado por Deus para preparar o caminho de Jesus. Ele dizia que o seu Batismo era com água, mas vinha alguém que batizaria o povo com o Espírito Santo e com fogo. João também dizia que era importante que ele diminuísse e que aumentasse o que haveria de vir: Jesus Cristo (Jo 3.30). João sempre aponta para alguém maior que viria depois dele. Ele se sabe um instrumento nas mãos de Deus para se cumprir as profecias feitas no Antigo Testamento.

O que João Batista nos deixou? Inicialmente é necessário dizer que para João a vida está acima dos interesses humanos. João denuncia as falsidades do governo na época; ele luta contra um estado onde os pobres, os analfabetos, os doentes, pessoas com deficiência e onde opositores são violentamente silenciados. O grito de João Batista continua ecoando em palácios e campos. Ecoa em Brasília, São Paulo, mas ecoa em nossas Igrejas e casas. Ao levarmos a sério o grito de João, não podemos calar quando testemunhamos corrupção na política e na sociedade em geral, quando vemos pessoas sendo enganadas pelas mais espertas. Não podemos calar quando pessoas são colocadas de lado porque pensam diferente. João Batista ainda continua gritando hoje para dentro de nossas casas onde se cultiva a infidelidade, a violência, o egoísmo, a falsidade, a hipocrisia. É pelos mesmos motivos que João Batista continua gritando pelos corredores do Congresso Nacional e em todos os lugares onde o poder pelo poder é exercido.

Queridos irmãos e irmãs! Nós podemos ser verdadeiros discípulos e discípulas de Jesus Cristo em nossa casa ou trabalho. Não depende dos outros, depende só de nós mesmos. A morte de João Batista se tornou mais importante com a pregação de Jesus que confirmou o que João já anunciou.

Não pensemos grande demais. Convido vocês a nos arrependermos dos pequenos pecados que nossa miopia e astigmatismo não nos deixam ver. Pense em sua vida. Não concorde com a falsidade, o engano, o roubo disfarçado e escondido. Deus espera que cada um de nós faça a sua parte. Recebemos dons e bens que ele confiou aos nossos cuidados. Deus cumpre a sua aliança conosco e espera de nós uma resposta decidida. Qual é a nossa resposta?

Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça e pratique a vontade de Deus hoje e sempre. Amém.


Autor(a): P. Sin. Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38487
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br