Habilitação ao Ministério

07/06/2018

 

HABILITAÇÃO AO MINISTÉRIO

OBJETIVO

Promover o desenvolvimento e a qualificação das competências necessárias para o ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

- A definição de competências e a implantação de metodologia de avaliação qualifica o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) e intensifica o comprometimento de Candidatos e Candidatas com o aprendizado.
- O acompanhamento de Candidatos e Candidatas aprimora a qualificação de Ministros e Ministras, reforçando a identificação com a Visão e as Prioridades Estratégicas da Igreja.

GESTÃO

A gestão é realizada pela Secretaria da Habilitação ao Ministério, em parceria com Sínodos e Comunidades da IECLB.

O QUE O PROGRAMA OFERECE

Preparação para Admissão

O Programa promove diálogos individuais e seminários com potenciais Candidatos e Candidatas ao exercício do Ministério com Ordenação na IECLB. Organiza a inscrição e o Exame de Admissão, que verifica as condições necessárias para o ingresso no PPHM.

PPHM

O Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) é um Programa de formação com duração de 17 meses. Neste período, Candidatos e Candidatas que receberam capacitação em um dos Centros de Formação Teológica conveniados realiza estágio com supervisão e demonstra se reúne as condições necessárias ao Ministério com Ordenação na IECLB.

Mentoria

Consiste na tarefa de supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação de Candidatos e Candidatas durante o Período Prático. A Mentoria é realizada por Ministros e Ministras que contam com a assessoria do Programa.

Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

A partir de diálogos e da avaliação psicológica, é estabelecido um perfil de habilidades e necessidades de desenvolvimento de cada Candidato e cada Candidata. O acompanhamento é realizado de forma individualizada.

Seminários do PPHM

Durante o PPHM, são realizados dois seminários para aprofundar conhecimento, promover espaço reflexivo e autocrítico.

Exame Pró-Ministério

É a avaliação final do PPHM, para verificar se as Competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação foram alcançadas.

Colóquio com a Presidência

Encontro com a Presidência da IECLB. Com base nos resultados do Exame Pró-Ministério e no diálogo, a Presidência ratifica ou não a aptidão para a Ordenação.

Envio e Ordenação

Candidatos e Candidatas habilitados e declarados aptos para Ordenação são enviados pela Comissão de Designação e Envio para exercer o Ministério com Ordenação em Comunidades da IECLB. Após o aceite dos Candidatos e das Candidatas pela Comunidade, ocorre a Ordenação, que insere o Ministro e a Ministra no Ministério com Ordenação da Igreja e estabelece o vínculo confessional e ministerial com a IECLB.


Voltar para Prioridades de Gestão

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br