João 13.31-35 - Amar como Jesus amou?

01/06/2016

Prezada Comunidade!

1. O texto sobre o qual queremos meditar, hoje, encontra-se no Evangelho de João 13. 31-35.

2. Jesus está reunido com seus discípulos e denuncia Judas como o traidor. Judas trai Jesus porque não vê nele o libertador do jugo romano. A pregação e os ensinamentos de Jesus não o convenceram. Como sabe que os principais sacerdotes do Templo querem a cabeça de Jesus, Judas se alia a eles e decide dar-lhes Jesus de mão beijada em troca de uma boa quantia de dinheiro.

Só que a traição de Judas, ao invés de acabar com Jesus, faz com que a glória, o poder de Deus se manifeste em Jesus. Todos verão que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas. Jesus é Deus em pessoa que já existia mesmo antes da criação do mundo (Jo 1. 1).

Sabendo do que lhe acontecerá, Jesus diz aos discípulos que ele não ficará muito tempo com eles, porque a armação para matá-lo já está consumada; que os discípulos, não podem ir para ele vai. Eles ainda não estão prontos para esta missão. Eles devem continuar onde estão para darem continuidade ao seu projeto, continuar a anunciar o Reino de Deus.

3. Só que para dar continuidade ao projeto de Jesus, os discípulos não podem se vender e nem trair os ensinamentos de Jesus. Por isso Jesus diz a eles: amem uns aos outros. Mas eles conhecem o amor por meio dos Dez Mandamentos que ensina respeitar, não ser falso, não difamar, não desejar o que é do próximo.

Nós também nos amamos, porque conhecemos o mandamento do amor que Jesus resumiu em dois: amar a Deus acima de tudo e o próximo como a nós mesmos.

4. Mas a pergunta que vem do nosso texto é esta: como devemos amar?

Jesus nos responde dizendo: amar assim como eu vos amei. Devemos amar como Jesus nos amou. Mas como Jesus amou e ama? Para responder esta pergunta, vamos ver, na Bíblia, o que Jesus ensina sobre o seu amor:

Mt 5. 21-48: Jesus ensina o perdão; não ficar com raiva dos outros; não ser vingativo; amar o inimigo e orar pelos que nos perseguem. Será que nós conseguimos amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem? Nós queremos o inimigo e quem nos persegue bem longe de nós

Mt 9. 35-38: Jesus ensina a termos compaixão das pessoas que vivem como ovelhas sem pastor - pessoas perdidas no mundo. Será que temos tempo para ajudar estas pessoas?

Mt 11. 28: Jesus convida todas as pessoas cansadas, deprimidas, tristes para chegarem a ele, porque ele as aliviará de seus sofrimentos. Será que nós queremos nos envolver com os problemas dos outros, se não conseguimos resolver os nossos próprios problemas?

Lc 19. 1-10: Jesus visita e come com cobradores de impostos, pessoas corruptas que vivem do desvio do dinheiro público. Aí já é demais, convidar um corrupto para o almoço. As outras pessoas pensarão que somos corruptos também.

Lc 23. 34: Jesus perdoa quem o crucificou e promete, na cruz, o Reino de Deus a um dos criminosos crucificado. Perdoar alguém que causou um acidente premeditado e, ainda, lhe desejar uma vida em abundância?

Jo 10. 11-21: Jesus é o bom pastor que dá a sua vida por suas ovelhas/nós. Será que nós temos coragem de entregar a nossa vida à morte por uma pessoa?

Jo 11. 28-44: Jesus chora a morte de Lázaro e lhe devolve a vida. Chorar por um amigo, parente que faleceu nós fazemos. Agora, fazer alguém, que está falecido, voltar a viver nós não conseguimos.

Jo 13. 1-20: Jesus serve os discípulos e lhes lava os pés. Isto já é demais: lavar os pés de uma outra pessoa? Se humilhar desse jeito?

5. É assim que Jesus ama. Amar, como Jesus amou é impossível, no nosso entender. Para nós é quase impossível amar os nossos inimigos; se envolver com os problemas dos outros; sentar à mesa com um corrupto; perdoar e desejar uma vida em abundância a quem cometeu um crime premeditado; devolver a vida a quem já está falecido?

Assim é que Jesus amou e ama. Ele ama de forma impossível. Tão impossível que os sacerdotes e Judas e muitas outras pessoas não entenderam. Porque não entenderam? Por que amavam de forma corriqueira: amar a quem lhes ama, condenar quem persegue, conversar somente com quem é puro. Esse não é de Jesus. Jesus ama onde parece ser impossível amar.

6. Vamos ser sinceros: nós não conseguimos amar de forma impossível. Mas por que ele pede que amemos assim como ele ama?

O que Jesus quer nos dizer é que devemos ser diferentes. O nosso amor deve fazer a diferença. O nosso amor deve, realmente, transformar situações. Devemos, realmente, orar pelos nossos inimigos e amá-los, para sermos diferentes. Devemos perdoar sempre e não julgar. Devemos, realmente, devolver a vida para a pessoa que a perdeu. Assim faz, por exemplo, o AA (aqui na nossa comunidade): está devolvendo a vida para quem estava morto para a vida digna; para quem perdeu sua vida no vício. Devemos carregar, sim, as dores dos outros no sentido de consolar, animar e compreender a sua dor. Isto é amar como Jesus amou e ama.

7. E nós amamos como Jesus amou para sermos conhecidos como discípulos de Jesus. É por meio do nosso amor impossível que outros verão que somos verdadeiros discípulos de Jesus.

Existem muitas igrejas querendo mostrar que amam como Jesus. Convidam para o culto da prosperidade, da cura de qualquer doença. Mas não conseguem se curar da doença do tirar mais e mais dinheiro das pessoas; não conseguem curar a doença chamada corrupção. Este não é o amor de Jesus, porque o verdadeiro discípulo é conhecido por meio dos seus atos e suas palavras: Justos e verdadeiros.

Portanto, vamos amar como Jesus amou, para podermos revelar, por meio do nosso amar, a glória de Deus, o poder de Deus. Amemos como Jesus amou. Vivamos como Jesus viveu. Falemos como Jesus falou.

Amém. 


Autor(a): P. Willy Töpfer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38189
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br