Milagres de hoje!

22/07/2016

Prezados irmãos e irmãs!

Quando falamos de milagres para alguém, a primeira impressão que fica é sobre algo abstrato, imaterial ou surreal. O texto que convido para lermos (João 2. 1-12), segundo a tradição, é o texto que relata o primeiro milagre de Jesus. Este primeiro milagre acontece em um evento social chamado casamento. No desenrolar do texto, aparecem vários personagens que compõem o cenário do primeiro milagre de Jesus. Temos o noivo que foi chamado pelo mestre de cerimônia; temos Maria, mãe de Jesus que pede sua atuação; Os discípulos que são convidados juntamente com Jesus e sua mãe; temos o mestre de cerimônia que provou do vinho.

O texto não aponta para o casamento ou um tema correlato, mas, o tema relevante reside na chegada a hora ou não de Jesus atuar como mensageiro de Deus. Maria interpela Jesus para que possa realizar o milagre da transformação da água para vinho, no entanto, Jesus reponde que ainda não é chegada a hora.

Em situações difíceis, esperamos por milagres. Os sinais precisam ser extraordinários, muitas vezes ao nosso entender. No entanto, milagres sempre tem algo a ver com mensageiro de Deus e com sua mensagem e conduzindo ao âmbito da fé. Somos tentados a ver “os grandes milagres” e deixamos de visibilizar os “pequenos milagres” do dia a dia. Na transformação da água em vinho, valorizamos a transformação e deixamos de lado aqueles e aquelas que estavam na festa e iam compreender o significado do milagre. A fé daquela gente foi alimentada pela ação do mensageiro de Deus e de maneira nenhuma pela transformação.

O texto retrata o milagre para fé. O milagre no texto bíblico não foi um milagre individual ou particular, no entanto, o texto revela o milagre comunitário revelando a mensagem de Deus no âmbito para além de nós mesmos. O milagre comunitário destaca a fé em Deus e no seu mensageiro. Deus não é um mago de milagres ou Deus-Show celestial que distribui bênçãos de acordo com a vontade de cada um. Deus revelado em Jesus Cristo traz à tona os sinais da graça e da solidariedade. Há milagres que acontecem e continuam acontecendo como a criação e sua preservação ou concedendo “a cada dia tudo que é preciso para o corpo e a vida” (Lutero).

Em tempo que negociamos tudo e todos. Deus nos chama para sermos seus mensageiros e sermos ação “dos pequenos milagres” que não são televisivos ou grandiosos, mas, podem ser sinais da graça e da solidariedade divina em favor daqueles e daquelas que mais precisam. Vamos pedir menos milagres para mim ou para você, no entanto, vamos interceder por mais milagres para o mundo!

Que a graça de Deus permaneça com você!


Autor(a): P. Luis Carlos Mello
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38875
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br