NA REDE COM JESUS

07/02/2017

NA REDE COM JESUS CRISTO


Para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna - João 6.68 - Lema da Semana

As redes sociais movimentam milhares de “seguidores e seguidoras”. Nos últimos quatro anos, os protestos de rua no Brasil têm mostrado a força de mobilização de tais estruturas midiáticas. No entanto, atendidos os interesses imediatos, tais contatos são deletados com um simples clique no teclado. No Whatsapp ou no Facebook, por exemplo, nós curtimos as publicações que nos interessam e que correspondem às nossas opiniões. Caso contrário, é possível bloquear um contato. Simples assim!

Quantos são os seguidores de Jesus Cristo? Quase um terço dos sete milhões de habitantes da terra são considerados cristãos. Mas quantos destes seguem Jesus de coração e de fato? E quantos já o “deletaram”, porque ele não atende aos seus interesses egoístas e imediatos?

A afirmação de Pedro foi proferida em um contexto semelhante. Em João 6.66, lemos que quando Jesus começou a falar da cruz e chamar seus seguidores ao compromisso de fé e discipulado, muitos o abandonaram. Restou apenas um pequeno e inseguro grupo de discípulos. Ao serem perguntados por Jesus se também iriam abandoná-lo, Pedro respondeu: “Para quem iremos se és tu que tens as palavras da vida eterna?”

E nós? Somos fiéis seguidores de Jesus Cristo? Ou o “deletamos” quando ele nos aborda com a mensagem da cruz? Pelo Batismo (Romanos 6.3ss.), nós somos unidos com Cristo não somente para “curtirmos” os benefícios da salvação, mas para também andarmos com ele nos caminhos que passam pela cruz. A cruz representa o discipulado de Jesus, que exige decisão e compromisso, renúncia e uma vida disposta para a nova comunhão com Deus e com o próximo. Somos libertados de uma vida individualista, egoísta e interesseira para uma vida comprometida com a vivência solidária e comunitária, marcada pelo profundo amor a Deus e às pessoas. É tudo o que o mundo marcado pela “pós-verdade” e caracterizado pela “sociedade líquida” não curte e não promove.

Ao descobrirmos que ser seguidor e seguidora de Jesus Cristo é mais do que “oba-oba”, mais do que “cócegas na alma”, que é compromisso, que é vivência de fé e de amor cristão, que é “carregar cruz”, também iremos abandoná-lo, “bloqueá-lo em nossa rede”? Será que somos capazes de “deletar” o Salvador de nossas vidas com um simples clique como o fazemos com nossos contatos humanos? Ou fazemos a corajosa confissão: “somente na união com Jesus Cristo somos verdadeiramente “gente solidária, junto aos pequeninos que vivem na dor. Partilhando sofrimentos, somos testemunhas de nosso Senhor” (HPD 440).

Pastor Sinodal Geraldo Graf
Sínodo Sudeste
 


Autor(a): Pastor Geraldo Graf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 68
Natureza do Texto: Pregação/meditação
ID: 41138
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br