PAI, COMEÇA O COMEÇO

14/06/2019

Fundamento a reflexão a partir de uma palavra bíblica de Provérbios onde lemos: “Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” (Provérbios 3.5-6)

A verdade é que nenhuma pessoa é forte o suficiente para nunca precisar de ajuda. Na vida por vezes aparecem situações inesperadas, enfrentamos obstáculos que por vezes parecem intransponíveis e batalhas duras. E assim, compartilho uma pequena historia, cujo autor é desconhecido, mas que ilustra muito bem a importância de buscarmos ajuda:

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: “Pai, começa o começo!”
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.
Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito, e que para mim era tão essencial.
Meu pai morreu há muito tempo e não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, as dificuldades com os relacionamentos com amigos, e também no relacionamento em família. Dificuldades que surgem no casamento, na educação com os filhos.
O enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas “tangerinas” transformam-se em abacaxis.
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para “começar o começo”, era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
Além da atenção e carinho que eu recebia, ele também me ensinou a pedir ajuda a Deus, Pai do céu. Meu pai terreno me ensinou que Deus é eterno, que está sempre ao nosso lado e que Seu amor é a garantia de que com a ajuda de Deus poderemos chegar até o fim, mesmo com as tantas tangerinas de cascas duras que precisamos enfrentar pelo caminho.
* * *
Nós também temos as nossas muitas tangerinas para descascar ao longo da vida. Em alguns momentos talvez a gente chega até a pensar que não vai conseguir. No entanto, quando a vida parecer muito difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembremo-nos de pedir o auxílio Divino. Há exemplo daquele pai que fazia o começo, Deus também está sempre pronto para nos socorrer. Não sabemos o tipo de dificuldade que encontraremos na nossa caminhada, mas amparemo-nos no amor eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: Pai, começa o começo! Amém

Paróquia Evangélica de Marcelino Ramos
Pastora Neusa Butzlaff.


Autor(a): Pastora Neusa Butzlaff.
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52225
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br