Provérbios 9.1-6 - 13º domingo após Pentecostes - 19/08/2018

Caderno de Cultos 2018

19/08/2018

19/08/2018 - 13º domingo após Pentecostes
Pregação: Provérbios 9. 1-6
Leituras: Efésios 5. 15-20; João 6. 51-58
P. André Luiz Belard – Sinop - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Lema da Semana: “Deus nos deixou a promessa de podemos receber o descanso de que ele falou.” Hebreus 4.1
Bom Dia! Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas! Estamos 13ª domingo após Pentecostes. O Espírito Santo de Deus nos motiva a confiar no amor e na misericórdia de Deus. Através da sua palavra temos a certeza de sua fidelidade e do cumprimento de suas promessas. Essa mesma palavra nos guia pelos caminhos do conhecimento de Deus e da sua palavra e nos dá a sabedoria para tomar as decisões de nossa vida. Essa é a vontade de Deus e esse também é o nosso desejo quando nos reunimos em comunidade para o culto.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
14 – LC – Deus está presente
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
O Senhor é a força de seu povo, fortaleza de salvação do seu Ungido. Salva, Senhor, o teu povo, abençoa tua herança, e governa para sempre os teus servos. (Salmo 27.8-9.) Estamos aqui reunidos e reunidas não em nosso nome, mas em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
3 – LC – Deus trino
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
O profeta Isaías diz ao povo de Israel “Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus...” assim também é conosco. O pecado nos afasta da vontade de Deus e dessa forma nossa vida vai tornando-se pesada e difícil. Mas sempre de novo temos a oportunidade de confessar a Deus os nossos pecados e receber dele o seu perdão e a sua graça.

Inicialmente, cada pessoa tem a oportunidade de confessar individualmente os seus pecados a Deus num momento de silêncio.

Misericordioso Deus! Confessamos que temos pecado em pensamentos, palavras, ações e omissões. Não temos te amado de todo nosso coração e nem as pessoas próximas de nós quando esteve ao nosso alcance. Confessamos que muitas vezes não conseguimos realizar o bem que gostaríamos. Sendo assim, magoamos pessoas, ferimos tua Criação e ignoramos a Tua vontade em nossas vidas.
Temos dificuldade em confiarmos plenamente na sua palavra e em seu amor. Preferimos confiar em nossa sabedoria do que buscar a sabedoria que vem do alto. Buscamos conhecimento em tantas fontes e esquecemos de beber da água da vida, da fonte eterna de amor que é a sua palavra. Quantas vezes agimos como pessoas tolas e assim nos afastamos de Ti, de nossa comunidade de fé, da comunhão plena contigo e com nossos irmãos e irmãs.
Por tudo isso, ó Deus, confessamos que estamos verdadeiramente arrependidos e arrependidas. E pedimos: Tem compaixão de nós e perdoa os nossos pecados! Através de teu Santo Espírito, dá-nos uma nova oportunidade de te servir e trilhar os teus caminhos. Caminhos de sabedoria e de conhecimento da Tua palavra. Oramos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Pois pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura.” (Efésios 1. 7-8)
Nessa certeza eu vos anuncio a remissão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

KYRIE
Reconciliados e reconciliadas com Cristo, somos chamados e chamadas a clamar pelas dores do mundo. Lembramos de tantas pessoas que sofrem por conta de violência, da intolerância e do preconceito. Pelas pessoas excluídas que não tem aquilo que é básico para uma vida digna. Clamamos cantado:
56 – LC – Pelas dores desse mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Ao Deus que perdoa os nossos pecados e ouve o clamor de seu povo, nós rendemos glória a Deus cantando:
70 – LC – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor e cuidado! Rendemos graças a ti por estarmos hoje reunidos e reunidas em tua casa. Graças porque ao longo da história sempre de novo tu te voltas para o teu povo e nos concede sabedoria e conhecimento de Ti e da Tua palavra. Graças porque podemos receber novamente de ti a tua boa e santa palavra. Que teu Espírito Santo abra nossos corações e mentes para recebe-la como terra fértil recebe boa semente. Oramos em nome de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Provérbios 9. 1-6

2ª Leitura Bíblica: Efésios 5. 15-20

3ª Leitura Bíblica: João 6. 51-58

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
152 – LC – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam presentes conosco, agora e para sempre. Amém
Os textos indicados para esse domingo nos falam sobre a sabedoria. Ah, a sabedoria. Que palavra preciosa e tão escassa nos nossos dias. Sobre sabedoria se reflete e escreve a milhares de anos, em muitas culturas, sejam elas ocidentais ou orientais, cristãs e não cristãs. Dá para dizer que é uma busca constante do ser humano através da história.
Para nós, pessoas cristãs no século XXI, sabedoria é algo essencial para discernirmos sobre tudo aquilo que temos vivenciado em nosso país. Em meio a paralizações e greves de trabalhadores, corrupção, insegurança, descaso com educação e saúde, é importante dar voz a sabedoria. O tema do ano de 2018 nos chama a refletirmos sobre IGREJA, ECONOMIA E POLÍTICA. São assuntos tão complexos que exigem de nós uma dose extra de sabedoria. Sabedoria essa que vem de fora, através do Espírito Santo de Deus. A fonte de nossa sabedoria não reside em nós mesmos, mas vem daquele que é o nosso Senhor, nosso Deus.
Mas vamos voltar aos nossos textos. O que eles nos ensinam sobre sabedoria?
No texto de Provérbios a sabedoria construiu uma casa sobre sete colunas. Mandou preparar uma festa com carne e vinho e serviu a mesa para os convidados. Suas empregadas gritaram às pessoas tolas e sem juízo para virem ao banquete e abandonar o caminho dos tolos, buscando assim seguir o caminho do conhecimento. Um texto com um tom enigmático. As sete colunas simbolizam a perfeição, Deus! Em vários momentos o numero sete aparece ligado a perfeição de Deus. É nesse local que é servido o banquete. Há claramente um contraponto entre os que vão aceitar o convite ao banquete e entre aqueles que irão recusar o convite. Aqueles que aceitarem terão a possiblidade de viver uma nova vida a partir do caminho do conhecimento. Para nós, esse caminho não é outro senão o caminho que leva a Deus. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará. (Salmo 37.5) Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6). Não aceitar o convite ao banquete é tomar um caminho que passa longe da sabedoria que vem de Deus. Assumimos um grave risco de vivermos distantes de Deus e, dessa forma, sermos pessoas tolas, sem juízo, que trilham caminhos de escuridão e sofrimento.
No texto de Efésios, Paulo fala sobre os cuidados que devemos ter com a nossa maneira de viver. Para não vivermos como ignorantes, mas como pessoas sábias. Pessoas sábias buscam entender a vontade de Deus em suas vidas. Mas para isso, é preciso estar em comunhão com esse Deus através de sua palavra e sacramentos e em comunhão com os irmãos e irmãs na fé. Integrar-se no corpo de Cristo de forma ativa. Reconhecer o senhorio de Deus em suas vidas e espalhar sinais do Reino de Deus nesse mundo. Devemos ficar cheios do Espírito Santo de Deus e mais nada. Dessa forma, podemos desfrutar da sabedoria que vem do alto como lemos em Tiago 3.17 “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacifica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” Que maravilha! Que precioso! Eu quero sempre dessa sabedoria. Onde posso então encontrar? Quero sempre ser alimentado dessa sabedoria!
O texto do evangelho nos diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer desse pão viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.” Está aí o verdadeiro alimento não só para essa vida, mas para toda a eternidade. Ele nos dá o perdão dos pecados, uma nova vida, somos tornados amigos de Deus, seus filhos e filhas, livres para amar e servir.
Após esses argumentos, creio que não seja difícil optar pelo caminho da sabedoria, da sabedoria de Deus, do conhecimento pleno da sua palavra e seus caminhos.
Luiz Carlos Ramos, em Proclamar Libertação 42, sugere concluir a pregação com esse convite: Temos um convite especial que nos chama a nos aproximarmos da mesa da comunhão e participarmos do saboroso banquete oferecido pela senhora sabedoria, que nos desafia a superarmos os preconceitos, discriminações, reducionismos, próprios do nosso senso comum, e elevemos nosso coração para o alto, até onde está a Sabedoria, o discernimento, a sensatez, a prudência e o bom senso. E assim nos alimentemos do pão que desceu do céu, de tal maneira que seja para nós o corpo de Cristo, e o cálice seja para nós a vida de Cristo e a remissão dos pecados que nos é concedida. Assim, alimentados pela sabedoria divina, podemos seguir revigorados pelo caminho do entendimento e da vida plena e abundante. Amém!
HINO
468 – LC – Vem, Espírito Santo e vem iluminar

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a pregação da palavra de Deus, confessemos a nossa fé com as palavras do credo apostólico. Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
476 – LC – Como dar graças?

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________


Deus de amor! Nosso coração se alegra por ouvir novamente a tua palavra. Nosso coração se alegra porque através das ofertas destinadas para ................................. podemos contribuir para tua missão e para a promoção do teu reino aqui na Terra. Graças pelos aniversariantes e por cada motivo de gratidão expressado neste culto.
Obrigado por tua palavra que nos desafia a buscarmos a sabedoria que vem do céu e andar nos teus caminhos. Dá que possamos sempre bebermos de tua fonte de sabedoria e que possamos assim testemunharmos teu amor e tua paz em nosso mundo.
Intercedemos por nossa Igreja, por teus ministros e ministras e por tuas lideranças. Permita que tenham um ouvido aberto e atento para a tua palavra. Dessa forma, poderão proclamar a tua palavra e realizar a tua vontade junto as pessoas que necessitam dela.
Intercedemos pelas autoridades de nossa nação. Dá que possam ouvir a tua voz e possam governar e legislar com justiça e ética, sem interesses pessoais e visando o bem comum. Dá a elas também a sabedoria que vem do alto para discernir entre o que é bom e mau.
Intercedemos por todas as pessoas que sofrem por doença e pelas famílias enlutadas. Lembramos de cada pedido de oração feito nesse dia........................................................................................................ entregamos tudo em tuas mãos quando oramos conforme teu Filho Jesus Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Vamos na paz do Senhor e sirvamos a ele com alegria.

CANTO FINAL
287 – LC – Cuida bem.
 


Autor(a): Pastor André Luiz Belard
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 13º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 47799
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br