Simei Ferreira de Barros Monteiro

Obra e Biografia

29/06/2012

Simei Monteiro – HPD nº 330, 331, 339, 341, 420, 432, 433.


SIMEI FERREIRA DE BARROS MONTEIRO, nascida em Belém, no Estado de Pará, é uma senhora leiga, da Igreja Metodista, poetisa, compositora, e autora cujas canções aparecem em hinários e cancioneiros, na Europa, E.U.A., e América Latina.

Ela é atualmente missionária da Igreja Metodista Unida que serve ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em Genebra, Suíça, na posição de Consultora de Liturgia. O trabalho dela está ligado ao departamento de Fé e Ordem. A maior parte de sua vida de adulto Simei foi envolvido no movimento ecumênico no Brasil e na América Latina. Ela descreve o trabalho dela como provendo, criando e compartilhando recursos litúrgicos e exemplos de adoração de e para as Igrejas ligadas ao ecumenismo. Este trabalho traz a tona os dons espirituais de muitas culturas e igrejas, ela compartilha. Também é um modo para publicar a oração pela unidade cristã em um mundo que necessita tanto de paz e justiça. Simei diz que ela sente que Deus atua através do ministério dela enquanto está escrevendo e compondo canções, orações e outros recursos. Tendo servida no Time de Liturgia e Comitê de Adoração nas duas últimas Assembléias Gerais do CMI, ela diz que ela recebeu bênçãos de outros cristãos, igrejas e comunidades em minha própria vida e na vida de minha comunidade local.

Antes de ocupar o atual cargo, Dona Simei trabalhou por muitos anos como professora assistente na Escola de Teologia da Universidade Metodista em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde ela serviu como coordenadora no Instituto Pastoral, coordenadora de celebrações, e professora assistente em Liturgia e Hinologia.

Simei Monteiro tem feito (em 1990) o Mestrado em Ciências Religiosas na Universidade Metodista de São Paulo; ela também é Bacharela em Música Sacra pelo South Baptist Theological Seminary; tem certificação em Estudos Ecumênicos do Instituto Ecumênico de Bossey da Universidade de Genebra; e uma Licenciatura em Educação de Arte pela Universidade de Estado de São Paulo.

Simei e o seu marido, o Rev. Dr. Jairo Monteiro, que também é missionário em Genebra, tem duas filhas adultas: Denise e Aline, e duas netas, Amanda e Raphaela. O Monteiros são membros da Igreja Metodista do Brasil. Ela completou em 2009 um projeto de tradução ao português dos hinos de Charles Wesley, tentando recriar os textos originais para o contexto latino-americano. Simei fala fluentemente o português (a sua língua materna), como também espanhol, francês e inglês.

Simei Monteiro é autora das melodias dos seguintes hinos no “Hinos do Povo de Deus II”:

HPD 331 Aqui estamos, ó Senhor (1971)
HPD 339 “Kyrie! Tem piedade de nós, ó Senhor”
HPD 341 “Ouve, Senhor, eu estou clamando”
HPD 420 “Eu caminhava, tão só vivia”
HPD 432 “Se caminhar é preciso”
HPD 433 “Canto o novo canto da terra”
e da letra do HPD 330 “Aqui chegando, Senhor”,
com melodia de Albete Corrêia.

No Livro de Cantos da IECLB foi incluído:

LCI 181 Aleluia, aleluia, aleluia

Além disso, foram publicados no Portal:

O teu reino, ó Cristo, é esperança
Tua Palavra na vida
Vem, ó tu que fazes novos os sistemas de pensar

Em co-autoria:

Cantos pra viver, forças pra cantar
Do fundo da angústia

Fontes:

http://www.paulus.com.br/img/img_partitura_arq/cantos.PDF
http://www.gmmproduction.com/?p=25
http://new.gbgm-umc.org/work/missionaries/biographies/index.cfm?id=384


Nota:

1  O livro O Cântico da Vida (1991), uma Análise de Conceitos Fundamentais Expressos nos Cânticos das Igrejas Evangélicas no Brasil, é fruto de sua dissertação de Mestrado.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18199
REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br